Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE VITORINO SORGATO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE VITORINO SORGATO
DATA : 26/11/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/vpv-hssd-kxv
TÍTULO:

 ESTIMULAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA


PALAVRAS-CHAVES:

Raciocínio Lógico, Matemática, Educação Infantil.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

O presente trabalho teve por objetivo analisar as produções científicas, do período de 2018 a 2024, sobre a estimulação do raciocínio lógico matemático em estudantes da Educação Infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da aprendizagem matemática na primeira infância. O desenvolvimento das habilidades cognitivas e sociais das crianças depende fundamentalmente do raciocínio lógico-matemático na educação infantil.  Onde os conceitos matemáticos básicos podem ser introduzidos de uma forma envolvente. O raciocínio lógico matemático é uma habilidade que envolve a capacidade de pensar de maneira crítica e resolver problemas utilizando a lógica e conceitos matemáticos. Essa forma de raciocínio é utilizada em diversas áreas, como matemática, ciências, engenharia e até mesmo em situações do dia a dia. O problema da pesquisa consiste em saber: o que dizem as pesquisas brasileiras, de 2018 a 2024, sobre a estimulação do raciocínio lógico matemático na educação infantil no Brasil? Não houve hipótese inicial. O método utilizado é Pesquisa Bibliográfica com Revisão Sistemática da Literatura (RSL) os resultados demonstram que os 45 trabalhos recuperados quando estudados falavam-se somente da estimulação no letramento e leitura, os 10 trabalhos utilizados que se referem a estimulação do aprendizado lógico matemático que foram utilizados vem respondendo à pergunta de pesquisa sobre a estimulação do raciocínio lógico matemático e sua importância na primeira infância com os estudantes e a facilidade do aprendizado nas atividades lúdicas e interativas. A estimulação é essencial para o desenvolvimento do estudante tanto no raciocínio lógico, como no aprendizado de outras matérias. Investindo nessa direção, garantindo que as crianças se tornem aprendizes ativos e eficazes em um mundo em constante mudança. É fundamental que sejam desenvolvidas estratégias inovadoras que favoreçam esse desenvolvimento desde os primeiros anos de vida. Por isso, é essencial que tantos educadores quanto às instituições de ensino compreendam a importância de estimular o raciocínio lógico-matemático e implementem estratégias que favoreçam esse desenvolvimento desde os primeiros nos de vida. Para concluir, o estímulo precoce nessa área promove a autoconfiança e o prazer pela matemática, preparando os estudantes para um aprendizado que será constante, cativante e sempre interessante e dinâmico. Além disso, o estímulo inicial nesse campo promove a curiosidade matemática. Por isso, é fundamental que tantos educadores quanto às instituições de ensino compreendam a importância de estimular o raciocínio lógico-matemático e engajado. Para concluir, portanto, é essencial que educadores e instituições de ensino reconheçam a relevância da estimulação do raciocínio lógico-matemático e integrem estratégias que favoreçam esse desenvolvimento desde os primeiros anos de vida na primeira infância. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131867001 - KILWANGY KYA KAPITANGO A SAMBA
Interno - 37106002 - MARCOS FRANCISCO BORGES
Externa à Instituição - EDNEY GOMES RAMINHO - SEDUC
Notícia cadastrada em: 04/11/2025 13:34
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