Banca de DEFESA: OLÍVIA APARECIDA GOMES FRANÇA CHRISTEL

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : OLÍVIA APARECIDA GOMES FRANÇA CHRISTEL
DATA : 26/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala Virtual - Meet
TÍTULO:

SABERES FAZERES PRODUZIDOS PELOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA INTERAÇÃO COM QUINTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Saberes matemáticos. Conhecimentos produzidos. Interações. Quintais.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Na presente pesquisa investigamos os conhecimentos produzidos por estudantes do 5º ano da Escola Municipal Maria Júlia de Almeida, Alto Araguaia – MT, a partir do ato de espacializar o quintal/terreiro das suas casas. Considerando que a matemática é uma preocupação que temos em relação ao ensino-aprendizagem, decidimos pesquisar sobre o quintal, que é uma área ao ar livre, geralmente localizada nos fundos de uma casa, onde as pessoas podem aproveitar a natureza, cultivar plantas, fazer churrascos e passar momentos de lazer. É um espaço privado e aconchegante! A partir disso, buscamos observar como as crianças espacializam o seu quintal, utilizando a matemática. Assim, é que constituímos a pergunta norteadora  da pesquisa: Que saberes matemáticos as crianças da escola Maria Júlia de Almeida produzem ao se relacionarem com o quintal? Metodologicamente, utilizamos a pesquisa de abordagem qualitativa, de desenho etnográfico, com utilização de instrumentos de coleta de dados como: guia de entrevistas, rodas de conversas, reprodução em sala de aula das atividades observadas nos quintais e descritas nas entrevistas e na roda de conversa. Foram sujeitos da pesquisa: pais de alunos e alunos do 5o ano da escola investigada. Para a coleta de dados, utilizamos a entrevista com os pais dos alunos, de forma individual, indo casa a casa, observando os quintais. Coletamos a opinião das crianças  utilizando a roda de conversa, uma dinâmica que auxilia na produção do diálogo e garante que todos tenham opção para falar. Para analisar os dados, recorremos à análise interpretativa, para entender a relação entre os saberes matemáticos e as práticas no ambiente dos quintais pelos alunos. Os resultados mostraram as possibilidades da produção de conhecimentos e saberes matemáticos nas mais diversas interações das crianças em seus quintais ou espaço que tenha a função semelhante. A pesquisa realizada na Escola Maria Júlia de Almeida revelou que as crianças do 5º ano produzem saberes matemáticos de forma significativa ao interagirem com o quintal. Os quintais se mostram como espaços fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças, oferecendo oportunidades de aprendizado autêntico e experiências enriquecedoras. Sugerimos a realização de atividades que valorizem a cultura local e promovam o aprendizado por meio da interação com o ambiente natural, como oficinas de jardinagem, contação de histórias ao ar livre e observação da fauna e flora.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 86016007 - ADAILTON ALVES DA SILVA
Externa ao Programa - 25648011 - WALDINEIA ANTUNES DE ALCANTARA FERREIRA
Externo à Instituição - EDSON PEREIRA BARBOSA - UFMT
Notícia cadastrada em: 11/06/2024 10:32
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-02.applications.sig.oraclevcn.com.srv2inst1