Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONILDA ALVES RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEONILDA ALVES RIBEIRO
DATA : 11/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO DE E-BOOK INTERATIVO PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Inteligência Artificial, E-book Interativo, Ensino de Ciências, Aprendizagem, Teoria da Atividade.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

Na perspectiva de investigar a influência da inteligência artificial na educação, esta pesquisa teve como objetivo compreender as possibilidades e limitações de um e-book interativo, desenvolvido com Inteligência Artificial, no ensino do conteúdo de cadeia alimentar, pertencente à área de Ciências, e na promoção da aprendizagem de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Com base em princípios de interatividade e multimodalidade, o e-book foi produzido pela própria pesquisadora na plataforma Canva, integrando links para diferentes plataformas digitais. Para alcançar esse objetivo, a investigação foi conduzida com base em uma abordagem qualitativa, fundamentada nos pressupostos da pesquisa participante e na metodologia do experimento de ensino. A produção dos dados envolveu o uso de técnicas como registros em notas de campo, grupos focais e gravações em áudio e vídeo. O estudo foi orientado pela seguinte questão de pesquisa: Como a utilização de um e-book interativo, desenvolvido com inteligência artificial, poderá influenciar a aprendizagem do conteúdo da cadeia alimentar dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor João Batista, situada em Tangará da Serra-MT? Considerando essa questão investigativa, os resultados obtidos indicam que o objetivo proposto foi alcançado, revelando que o uso das Tecnologias Digitais, com ênfase na inteligência artificial, configura-se como uma estratégia promissora no contexto educacional. As atividades propostas motivaram uma apropriação conceitual progressiva e incentivaram a realização de pesquisas, reflexões, questionamentos e argumentações, contribuindo para a ampliação dos espaços de produção do saber em Ciências, desta maneira as estudantes protagonizaram seus processos de aprendizagem, assumindo-se como autoras epistêmicas na construção do próprio saber. No que se refere à manifestação dos Miniciclones de Transformações Expansivas, esses foram identificados como movimentos caracterizados por rupturas e reconstruções conceituais e afetivas, os quais foram classificados de acordo com a intensidade. Tais eventos foram desencadeados pela atuação de um coletivo pensante — constituído por atores humanos (estudantes e pesquisadora) e não humanos (inteligência artificial) — que colaboraram ativamente para o aprofundamento da compreensão dos conteúdos e para o desenvolvimento de um uso crítico e reflexivo da IA no processo educativo. Dessa forma, os progressos observados no decorrer da pesquisa asseveram que a utilização do E-book Interativo, aliado à participação da inteligência artificial, subsidiou de forma expressiva o engajamento e a aprendizagem das estudantes em relação ao conteúdo de cadeia alimentar. Entre os principais desafios enfrentados, destaca-se a limitação de acesso a plataformas digitais devido à necessidade de assinaturas pagas, o que restringiu a produção das atividades.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122182002 - DAISE LAGO PEREIRA SOUTO
Interna - 54623019 - CLEIDE APARECIDA FERREIRA DA SILVA GUSMAO
Externa à Instituição - DEBORA DA SILVA SOARES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 21/07/2025 07:29
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