Banca de DEFESA: GILBERTO FIRMINO DOS SANTOS JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILBERTO FIRMINO DOS SANTOS JÚNIOR
DATA : 05/08/2025
HORA: 18:00
LOCAL: SALA GEPEME/UNEMAT
TÍTULO:

OBMEP NA PRÁTICA LETIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

OBMEP

Prática Letiva

Ensino Fundamental

Sistema Estruturado de Ensino

Ensino de Matemática

 


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Na presente pesquisa, objetivamos investigar a presença da Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) na prática letiva de professores de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Barra do Bugres/MT. Tendo em vista que a pesquisa se insere no contexto das práticas de Professores dos anos finais do Ensino Fundamental que ensinam matemática, nossa questão norteadora da pesquisa é: Como os professores de Matemática em serviço nas escolas integram a Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) em suas práticas letivas nos anos finais do Ensino Fundamental? Para a fundamentação teórica, utilizamos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de 107 pesquisas (teses e dissertações) que abordam a OBMEP. Para melhor entender o objetivo da pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa caracterizando-se como uma pesquisa de natureza de campo e modalidade de estudo de caso. O corpus da pesquisa foi constituído pelos dados coletados por meio de entrevistas com 20 professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em atividade nas escolas do município de Barra do Bugres/MT. Para análise de dados, utilizamos os procedimentos da Análise de Conteúdo nas perspectivas de Bardin (1977), Rodrigues (2019) e Rodrigues e Brito (2025) pela qual constituímos três Categorias de Análise: (i) Possibilidades da OBMEP para o Ensino e Aprendizagem da Matemática; (ii) OBMEP e os Obstáculos limitadores na Atuação Docente em Sala de Aula; e (iii) OBMEP e as Estratégias utilizadas pelos Professores em sala de aula. Como resultados da pesquisa, constatamos que os professores de Matemática em serviço nos anos finais do Ensino Fundamental reconhecem a relevância da OBMEP como competição para a motivação e para a aprendizagem dos alunos devido o gosto e aptidão deles pela Matemática. No entanto, o Sistema Estruturado de Ensino (SEE) se apresenta como um obstáculo limitador para a utilização das questões da OBMEP em Sala de Aula, pois para 90% dos professores, eles são obrigados a seguir o currículo prescrito nas apostilas disponibilizadas pela Secretaria de educação do estado de Mato Grosso e registrá-los nas plataformas digitais. Apenas 10% dos professores de Matemática conseguem desenvolver atividades voltadas à preparação dos alunos para a participação na OBMEP, e, mesmo assim, geralmente em horários de contraturno. Concluímos afirmando que a obrigatoriedade dos professores de Matemática em cumprir um currículo previamente definido pelo SEE limita a autonomia profissional e impede que a OBMEP seja utilizada em suas práticas letivas em sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 131193009 - MARCIO UREL RODRIGUES
Interna - 451.121.500-68 - MARIA ELIZABETE RAMBO KOCHHANN - UNILA
Externo à Instituição - LUCIANO DUARTE DA SILVA - IFG/GO
Notícia cadastrada em: 27/06/2025 14:51
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