Tecnologias digitais assistivas no ensino de alunos surdos: Um estudo com professores de ciências e matemática de Tangará da Serra - MT.
Alunos surdos. Deficiência auditiva. Educação inclusiva. Tecnologias assistivas.
As tecnologias digitais assistivas (TDAs) propõem o desenvolvimento de estratégias, metodologias e/ou utilização de recursos, que promovam a interdisciplinaridade, bem como a participação de modo inclusivo de pessoas com deficiência. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso de tecnologias digitais assistivas, por professores de Tangará da Serra- MT, voltadas para o ensino de alunos surdos. Foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por intermédio da aplicação de um questionário no formato online e entrevista. Os participantes foram catorze professores da Educação Básica que ministram aulas de Ciências e Matemática, para alunos surdos e/ou com deficiência auditiva.Como referencial teórico tomou-se como base as diretrizes e normativas que regem sobre o ensino inclusivo e o uso das tecnologias assistivas. O método de análise de dados valeu-se da análise de conteúdo, na qual foram categorizados em três temáticas: I - Uso das Tecnologias Digitais Assistivas; II - Estratégias de ensino e personalização e III - Formação e perspectivas. Na primeira categoria foi realizado uma análise de como os professores utilizam as tecnologias digitais assistivas em suas práticas pedagógicas. Na segunda categoria empreendeu-se a analisar quais as estratégias e como os docentes realizam a personalização do ensino para que o processo de aprendizagem alcance os alunos surdos. Por último, na terceira categoria, passou a averiguar as percepções dos professores acerca do processo de formação dos mesmos em relação ao uso das tecnologias digitais assistivas. Os resultados revelaram que os professores, dentro dos limites possíveis e apesar de algumas dificuldades conseguem fazer uso de alguns recursos. Os mesmos, relacionaram um grau de importância à adaptação dos recursos, ou seja, a personalização das tecnologias digitais assistivas para o processo de ensino de alunos surdos. Em conclusão, as análises dos dados apontaram para a falta de uma formação continuada para os professores, para que de fato o uso das tecnologias sejam elas digitais ou assistivas possam ser empregadas como ferramentas que proporcione o processo de ensino para alunos com surdez.