ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MÉDIA ARITMÉTICA E MODA NO ENSINO MÉDIO
Robótica Educacional, Teoria da Atividade, Ensino Médio, Ensino de Matemática
Nesta pesquisa, buscamos compreender as contribuições da robótica educacional utilizada em sala de aula para aprendizagem de Média Aritmética e Moda por estudantes do Ensino Médio. Os sujeitos deste estudo foram alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Assembleia de Deus, localizada no município de Barra do Bugres no estado de Mato Grosso, local onde a pesquisadora atualmente exerce suas atividades. A fundamentação teórica foi baseada em conceitos da Teoria da Atividade. A questão que desencadeou esta investigação foi assim formulada: quais as contribuições da robótica educacional utilizada em sala de aula para aprendizagem de Média Aritmética e Moda por estudantes do Ensino Médio? Metodologicamente, foram empregados o paradigma qualitativo e os instrumentos para a produção dos dados foram a observação participante, diário de campo, grupo focal e registro áudio e visual. A análise dos dados utilizou a ferramenta analítica proposta por Engeström e Sannino (2011), que possibilitou identificar as manifestações discursivas de contradições internas emergidas durante a interação dos participantes. As pistas linguísticas revelaram ocasiões de negociação e resolução de desafios, o que contribuiu para o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esses momentos de interação permitiram que os estudantes discutissem e explorassem conceitos matemáticos de forma colaborativa, fomentando reflexões sobre os conceitos. Os resultados indicam que a robótica contribui para o ensino de média aritmética e moda durante a fase de programação. Neste período, os participantes retomam e compreendem a linguagem matemática, convertendo-a em linguagem de programação. Além da aprendizagem matemática, observamos que lidar com os conflitos possibilitou aos participantes desenvolver habilidades, como colaboração, comunicação, trabalho em equipe e pensamento crítico.