UM OLHAR SOBRE A COMPREENSÃO DO ENSINO DA CRIATIVIDADE EM PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO NAS TESES E DISSERTAÇÕES DO BRASIL
Criatividade. Matemática. Ciências. Ensino. Tecnologias digitais. PISA. OCDE. BNCC-Brasil. BNCC da Computação. Educação.
Esta dissertação de mestrado investiga como a criatividade é abordada e ensinada em teses e dissertações de programas de pós-graduação no Brasil, com um foco especial na área de ensino da CAPES. O estudo analisa a relação entre a criatividade e as tecnologias digitais relacionados a referência a matriz do PISA para a criatividade, a avaliação do PISA da criatividade, os documentos da OCDE, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a BNCC Computação. O objetivo central é identificar as estratégias e metodologias empregadas para ensinar a criatividade, bem como avaliar o papel das tecnologias digitais nesse processo. A pesquisa revela como os programas de ensino no Brasil estão alinhados com as diretrizes internacionais, especialmente aquelas propostas pela OCDE e pelo PISA, e como estas influenciam a prática pedagógica. A análise das teses e dissertações mostra uma diversidade de abordagens, desde o uso de ferramentas digitais interativas até a integração de projetos interdisciplinares que estimulam o pensamento criativo. Além disso, a BNCC e a BNCC Computação são exploradas como marcos regulatórios que orientam a inclusão da criatividade no currículo escolar, destacando a importância de habilidades computacionais e digitais. Por fim, este trabalho oferece uma reflexão crítica sobre os desafios e oportunidades para a promoção da criatividade no contexto educacional brasileiro, indicando que as recomendações para o desenvolvimento de políticas educacionais e práticas pedagógicas que fomentem um ambiente criativo e inovador da OCDE estão sendo implementadas no Brasil. Espera-se que este estudo contribua para a construção de um panorama sobre o ensino da criatividade no Brasil, identificando as principais tendências e desafios, buscando oferecer subsídios para a elaboração de políticas públicas e práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento da criatividade nos estudantes brasileiros.