CONCEPÇÕES E PRÁTICAS LETIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO
Letramento Matemático
Formação Continuada.
Prática Letiva.
Pesquisa Participante.
Fase de Alfabetização
O objetivo da pesquisa é: investigar como os professores que ensinam Matemática na fase de alfabetização concebem e desenvolvem suas práticas letivas na perspectiva do Letramento Matemático. A questão norteadora da pesquisa é: Quais são as concepções e práticas letivas de professores que ensinam Matemática para o desenvolvimento do Letramento Matemático na fase de alfabetização? Utilizamos como fundamentação teórica uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com 69 pesquisas (Dissertações e Teses) que discutiram a “Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento” no Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de natureza de campo, abordagem qualitativa e na modalidade de pesquisa participante, a fim de descrever, analisar e interpretar as respostas de professores que ensinam Matemática na fase de Alfabetização por meio do curso de extensão online intitulado: “Letramento Matemático na/para a Fase de Alfabetização” ofertado pelo GEPEME/UNEMAT no ano de 2024. O curso de extensão se constituiu como contexto para a coleta de dados por meio de um questionário online no Google Forms. Participaram do referido curso de extensão 125 professores que ensinam Matemática na fase de Alfabetização de 32 municípios e 13 estados do Brasil. Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) , Rodrigues (2019), Rodrigues e Brito (2025) a qual nos proporcionou a constituição de duas Categorias de Análise (i) Letramento Matemático e as Práticas Letivas Assertivas em Sala de Aula, (ii) Aspectos Limitantes para o Desenvolvimento do Letramento Matemático na fase de Alfabetização, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico- interlocução dos dados como conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Os resultados da pesquisa indicaram que os professores compreendem o Letramento Matemático como uma prática que vai além da memorização de conteúdos, envolvendo o uso da Matemática em contextos significativos. As práticas letivas consideradas assertivas estão associadas ao uso de situações-problema do cotidiano, interdisciplinaridade, valorização dos conhecimentos prévios dos alunos e alinhamento com as competências da BNCC. Por outro lado, foram identificados aspectos limitantes como a priorização da leitura e escrita em detrimento da Matemática, lacunas na formação inicial dos professores, currículo engessado, falta de recursos pedagógicos, salas superlotadas e ausência de apoio familiar. Esses fatores dificultam o desenvolvimento do Letramento Matemático dos alunos na fase de alfabetização. Diante disso, concluímos afirmando que envolver os professores que ensinam Matemática na fase de alfabetização em programas de formação continuada é fundamental para ampliar suas concepções de Letramento Matemático, e compreender como desenvolver práticas letivas assertivas em sala de aula para o desenvolvimento do Letramento Matemático desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.