PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 9º ANO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE DENSIDADE EM UM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Ensino e Aprendizagem; Interdisciplinaridade; TD; Wordwall; Densidade.
O 9º ano, é considerado uma fase crucial para os estudantes do ensino fundamental, pois eles estão finalizando um ciclo e se preparando para iniciar o ensino médio. Nesse período, os desafios das áreas de Ciências da Natureza e Matemática tornam-se mais complexos e exigem um nível mais profundo de compreensão e habilidades. Nesse contexto, o uso de Tecnologias Digitais (TD) pode ser uma aliada na preparação dos estudantes para uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e matemáticos, ao mesmo tempo que os familiariza com o uso das TDs como instrumentos do processo de aprendizado. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender as contribuições da plataforma Wordwall para os processos de ensino e aprendizagem ao abordar o conceito densidade, na disciplina de ciências do 9º ano, de forma interdisciplinar com a física, química e matemática. Os participantes da pesquisa foram 12 estudantes do 9º ano da Escola Estadual Heliodoro Capistrano, localizada na capital mato-grossense. A pesquisa teve abordagem qualitativa, sendo conduzida por meio de uma Sequência Didática (SD) e caracterizada pelo procedimento de pesquisa participante. A produção de dados foi realizada usando questionário, roda de conversa e observação. Os resultados foram analisados pelo método indutivo, com categorização e triangulação de dados. Verificou-se que o uso da plataforma Wordwall contribuiu significativamente para o aumento do interesse e do engajamento dos estudantes, favorecendo a participação ativa nas aulas. Além disso, a compreensão do conceito de densidade apresentou uma melhora significativa, evidenciando um aprimoramento na memorização e assimilação do conteúdo. Outro aspecto relevante foi o fortalecimento da interdisciplinaridade, uma vez que os estudantes relataram que passaram a compreender melhor a relação entre densidade, química e matemática, evidenciando que a abordagem integrada potencializou a construção do conhecimento. Embora todos os participantes possuam acesso a dispositivos digitais, poucos já haviam utilizado a plataforma Wordwall em atividades escolares, indicando que, apesar do potencial das TD, sua aplicação pedagógica ainda é limitada, reforçando a necessidade de formação docente para um uso mais efetivo dessas ferramentas no ensino. Conclui-se, até o momento, que a incorporação da plataforma Wordwall pode tornar o ensino mais significativo e dinâmico, promovendo um aprendizado mais participativo e interdisciplinar, desde que alinhado com as necessidades dos estudantes.