OBMEP NA PRÁTICA LETIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
OBMEP
Prática Letiva
Anos finais - Ensino Fundamental
Ensino de Matemática
Na presente pesquisa, objetivamos investigar a presença da Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) na prática letiva de professores de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Barra do Bugres/MT. Tendo em vista que a pesquisa se insere no contexto das práticas de Professores dos anos finais do Ensino Fundamental que ensinam matemática, nossa questão norteadora da pesquisa é: Como os professores de Matemática em serviço nas escolas integram a Olimpíada Brasileira de Matemática para Escolas Públicas (OBMEP) em suas práticas letivas nos anos finais do Ensino Fundamental? Para a fundamentação teórica, utilizamos uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) de 102 pesquisas (teses e dissertações) que abordam a OBMEP. Para melhor entender o objetivo da pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa caracterizando-se como uma pesquisa de natureza de campo e modalidade de estudo de caso. O corpus da pesquisa foi constituído pelos dados coletados por meio de entrevistas com 20 professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental em atividade nas escolas do município de Barra do Bugres/MT. Para análise de dados, usamos a Análise de Conteúdo segundo Bardin (1977) e Rodrigues (2019), pela qual constituímos três Categorias de Análise: (i) Possibilidades da OBMEP para o Ensino e Aprendizagem da Matemática; (ii) OBMEP e as Estratégias utilizadas pelos Professores em sala de aula; e OBMEP e (iii) os Obstáculos limitadores na Atuação Docente em Sala de Aula, que utilizamos para interpretar os dados, conectando-os aos conceitos dos nossos referenciais teóricos para nos ajudar a compreender o objeto investigado. Os resultados da presente pesquisa serão apresentados na versão final da dissertação.