CONCEPÇÕES E PRÁTICAS LETIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO PARA O LETRAMENTO MATEMÁTICO
Letramento Matemático.
Formação Continuada.
Pesquisa Participante.
Alfabetização Matemática.
A presente pesquisa objetivamos investigar como os professores que ensinam Matemática na fase de alfabetização, concebem e desenvolvem suas práticas letivas na perspectiva do Letramento Matemático. A questão norteadora da pesquisa é: Quais são as concepções e práticas letivas de professores que ensinam Matemática para o desenvolvimento do Letramento Matemático na fase de alfabetização? Utilizamos como fundamentação teórica uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com 67 pesquisas (Dissertações e Teses) que discutiram a “Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento” explicitado em pesquisas e em programas de formação continuada como o Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Metodologicamente, realizamos uma pesquisa de natureza de campo, abordagem qualitativa e na modalidade de pesquisa participante, a fim de descrever, analisar e interpretar as respostas de professores que ensinam Matemática na fase de Alfabetização por meio do curso de extensão online intitulado: “Letramento Matemático na/para a Fase de Alfabetização” ofertado pelo GEPEME/UNEMAT no ano de 2024. O curso de extensão se constituiu como contexto , para a coleta de dados por meio de um questionário online no Google Forms. Participaram do referido curso de extensão 125 professores que ensinam Matemática na fase de Alfabetização de 32 Municípios e 13 Estados do Brasil. Para analisar os dados, recorreremos à Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (1977) e Rodrigues (2019), a qual nos proporcionou a constituição de duas Categorias de Análise (i) Letramento Matemático e as Práticas Letivas Assertivas em Sala de Aula, (ii) Aspectos Limitantes para o Desenvolvimento do Letramento Matemático na fase de Alfabetização, pelas quais realizamos nossa interpretação por meio de um movimento dialógico- interlocução dos dados como conceitos balizados pelos aportes teóricos da pesquisa. Os resultados da presente pesquisa serão apresentados na versão final da dissertação.