ABORDAGENS MATEMÁTICAS NA ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS NA 11ª MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PANTANAL
Feiras / mostras científicas; Abordagens Matemáticas; Ensino de Matemática; Iniciação Científica; Educação Básica.
Este estudo insere-se no contexto das feiras e mostras científicas da Educação Básica, com enfoque nas abordagens matemáticas dos trabalhos orientados nesses eventos. Sob o prisma metodológico, adotamos uma abordagem qualitativa de natureza documental, em conformidade com Creswell (2007; 2010), Marconi e Lakatos (2008), Ludke e André (1986) e Appolinário (2009). Nosso objetivo é investigar as abordagens matemáticas dos trabalhos orientados na 11ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal. A questão norteadora da pesquisa é: Quais são as abordagens matemáticas presentes nos trabalhos orientados na 11ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal?. Para isso, analisamos 175 pré-projetos enviados ao evento. O corpus deste estudo consistiu em 33 pesquisas selecionadas com base em critérios de inclusão e exclusão, considerando títulos, objetivos, introdução e desenvolvimento que explicitam algum direcionamento para a Matemática. Para a análise dos dados, realizamos uma sistematização por meio da Análise de Conteúdo, conforme as abordagens de Bardin (1977) e Rodrigues (2019). Esse processo resultou na constituição de 05 Unidades de Registro, que foram interligadas por meio de concordâncias e discordâncias, culminando na estruturação de três Categorias de Análise: (i) Educação Estatística e Educação Financeira; (ii) Estratégias Contextualizadas no Ensino de Matemática; e (iii) Modelagem Matemática com o Uso de Tecnologias Digitais. A interpretação dos dados foi conduzida através de um processo dialógico, utilizando conceitos delineados pelos embasamentos teóricos da pesquisa, com o objetivo de adquirir uma compreensão aprofundada do objeto de estudo. Identificamos que os trabalhos submetidos à 11ª Mostra de Iniciação Científica no Pantanal implementam um conjunto diversificado de abordagens matemáticas que integram os conteúdos matemáticos às realidades cotidianas dos alunos, com o propósito de prepará-los para os desafios impostos pela contemporaneidade.