Banca de DEFESA: ERENILDA OLIVEIRA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERENILDA OLIVEIRA DE SOUZA
DATA : 28/02/2025
HORA: 08:00
LOCAL: https://meet.google.com/fjp-mgvk-sup
TÍTULO:

Tecnologias digitais assistivas no ensino de alunos surdos: Um estudo com professores de ciências e matemática de Tangará da Serra - MT.


PALAVRAS-CHAVES:

Alunos surdos. Deficiência auditiva. Educação inclusiva. Tecnologias assistivas.


PÁGINAS: 74
RESUMO:

As tecnologias digitais assistivas (TDAs) propõem o desenvolvimento de estratégias, metodologias e/ou utilização de recursos, que promovam a interdisciplinaridade, bem como a participação de modo inclusivo de pessoas com deficiência. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o uso de tecnologias digitais assistivas, por professores de Tangará da Serra- MT, voltadas para o ensino de alunos surdos. Foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual os dados foram coletados por intermédio da aplicação de um questionário no formato online e entrevista. Os participantes foram catorze professores da Educação Básica que ministram aulas de Ciências e Matemática, para alunos surdos e/ou com deficiência auditiva.Como referencial teórico tomou-se como base as diretrizes e normativas que regem sobre o ensino inclusivo e o uso das tecnologias assistivas. O método de análise de dados valeu-se da análise de conteúdo, na qual foram categorizados em três temáticas:  I - Uso das Tecnologias Digitais Assistivas; II - Estratégias de ensino e personalização e III -  Formação e perspectivas.  Na primeira categoria foi realizado uma análise de como os professores utilizam as tecnologias digitais assistivas em suas práticas pedagógicas. Na segunda categoria empreendeu-se a analisar quais as estratégias e como os docentes realizam a personalização do ensino para que o processo de aprendizagem alcance os alunos surdos. Por último, na terceira categoria, passou a  averiguar as percepções dos professores acerca do processo de formação dos mesmos em relação ao uso das tecnologias digitais assistivas. Os resultados revelaram que os professores, dentro dos limites possíveis e apesar de algumas dificuldades conseguem fazer uso de alguns recursos. Os mesmos, relacionaram um grau de importância à adaptação dos recursos, ou seja, a personalização das tecnologias digitais assistivas para o processo de ensino de alunos surdos. Em conclusão, as análises dos dados apontaram para a falta de uma formação continuada para os professores, para que de fato o uso das tecnologias sejam elas digitais ou assistivas possam ser empregadas como ferramentas que proporcione o processo de ensino para alunos com surdez.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 253581001 - SUMAYA FERREIRA GUEDES
Interna - 135400002 - MINÉIA CAPPELLARI FAGUNDES
Externo à Instituição - MAYKER LAZARO DANTAS MIRANDA - IFTM
Externa à Instituição - 025.153.373-50 - Sumária Sousa e Silva -
Notícia cadastrada em: 10/02/2025 07:26
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