Percepção de estudantes do 9º ano sobre as contribuições das tecnologias digitais nos Processos de ensino e aprendizagem, do conceito de densidade em um contexto Interdisciplinar
Ensino e Aprendizagem; Interdisciplinaridade; TDs; Wordwall; Densidade.
O 9º ano, é considerado uma fase crucial para os estudantes do ensino fundamental, pois eles estão finalizando um ciclo e se preparando para iniciar o ensino médio. Nesse período, os desafios das áreas de Ciências da Natureza e Matemática tornam-se mais complexos e exigem um nível mais profundo de compreensão e habilidades. Nesse contexto, o uso de Tecnologias Digitais (TDs) pode ser uma aliada na preparação dos estudantes para uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e matemáticos, ao mesmo tempo que os familiariza com o uso das TDs como instrumentos do processo de aprendizado. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender as contribuições da Plataforma Wordwall para os processos de ensino e aprendizagem ao abordar o conceito Densidade, na disciplina de ciências do 9º ano, de forma interdisciplinar com a química e matemática. Os sujeitos da pesquisa foram ?? alunos do 9º ano da Escola Estadual Heliodoro Capistrano. A pesquisa foi qualitativa por meio de uma Sequência Didática (SD). A produção de dados foi realizada usando questionário, roda de conversa e observação. Os resultados foram analisados pelo método indutivo, com categorização e triangulação de dados. Os resultados indicaram que os estudantes demonstram maior interesse e desenvolvem habilidades e competências fundamentais para a resolução de problemas por meio das TDs, nessas disciplinas tradicionalmente vistas com baixa aplicabilidade, segundo docentes atuantes na comunidade escolar. Concluiu-se que o uso de TDs, como a Plataforma Wordwall, é uma ferramenta assertiva para tornar o aprendizado mais significativo e dinâmico.