A TEMÁTICA SEXUALIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 8º ANO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL A PARTIR DOS LIVROS DIDÁTICOS, MATERIAL ESTRUTURADO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
RESUMO
Ensino fundamental, Ciências da Natureza, Sexualidade, Educação Sexual, BNCC.
RESUMO
O objetivo da pesquisa, foi analisar como a temática sexualidade é descrita nos livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e no material estruturado disponibilizado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, para os 8º anos do ensino fundamental partindo das Competências Específicas 5, 7 e 8, dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), relacionadas no Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT), e assim, identificar se o material atende as competências exigidas pelas normativas. Realizado as análises, suscitamos o seguinte questionamento: Como as informações sobre o Tema Transversal “Sexualidade” abrangendo a Educação Sexual, estão dispostas nos livros didáticos e no Material Estruturado fornecido pela SEDUC-MT? A partir do material investigado, fizemos um comparativo entre os livros didáticos de Ciências da Natureza do 8º ano do ensino fundamental e o Material Estruturado de Ensino, utilizados pela Rede Pública do Estado de Mato Grosso. A pesquisa foi de caráter documental, de abordagem qualitativa, com análise de conteúdo a partir de livros didáticos, e documentos impressos e digitais. Fizemos uma análise comparativa com olhar crítico, que possibilitou verificar se o material oferecido contemplava ou não, o que é indicado na BNCC e DRC-MT. Entre alguns resultados e reflexões, constatamos que existe ainda a necessidade de quebrar alguns tabus e paradigmas, na elaboração dos documentos produzidos (livros didáticos e Material Estruturado), aumentando as possibilidades de maior acesso e efetividade no processo de ensino e aprendizagem para os estudantes, em relação ao tema sexualidade. Pretendemos contribuir na construção dos futuros materiais didáticos que englobem de maneira mais abrangente, a sexualidade dos adolescentes como um todo, na tentativa de fazer uma releitura destes temas, e assim, colaborar no acesso a uma linguagem científica quebrando algumas resistências, assim como tabus e paradigmas sobre essa temática, proporcionando uma melhoria na qualidade do ensino na Educação Sexual nas escolas.