TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS PRÁTICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Palavras-chave: Ensino Colaborativo, Mediação Pedagógica, Tecnologia Assistiva, Formação Continuada; Educação Inclusiva.
A presente dissertação teve por objetivo compreender as representações sociais dos professores sobre as tecnologias digitais e suas influências nas práticas pedagógicas inclusivas no ensino de Matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE). Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada em referenciais que discutem a relação entre sujeitos, tecnologias digitais e práticas educativas. Como aporte teórico, embasou-se em Borba (1999; 2014), com o conceito de seres-humanos-com-mídia, e Moscovici (2003), a partir da Teoria das Representações Sociais. A produção dos dados ocorreu por meio de questionários de diagnóstico inicial semiestruturado para caracterização do perfil e de aprofundamento das representações dos participantes da pesquisa; roda de conversas gravada pelo aplicativo Meet para debate coletivo; observação participante; e registros das ações formativas mediadas por um projeto de extensão envolvendo professores da rede municipal e estadual de ensino. A análise dos dados foi conduzida à luz da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977) e articulada aos fundamentos da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2003).
Palavras-chave: Ensino Colaborativo, Mediação Pedagógica, Tecnologia Assistiva, Formação Continuada; Educação Inclusiva.