INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SECUNDÁRIO DE MATEMÁTICA EM TIMOR-LESTE
Tecnologia Digitais, Inteligências Artificiais ChatGPT, Formação Continuada dos Professores.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os Professores de Matemática do Ensino Secundário em Timor-Leste produzem conhecimento a respeito do ensino deste componente curricular quando interagem com inteligências artificiais, em particular o ChatGPT. O termo produzem conhecimentos, mencionado neste objetivo, deve ser interpretado como uma indicação de desafios a serem cumpridos, além de possibilitar o avanço de cursos nesse contexto. Assim a questão da pesquisa apresenta-se da seguinte maneira: “quais são as possibilidades e desafios do uso de tecnologias digitais de IA ChatGPT aos professores de ensino secundário de matemática em Timor-Leste?” De modo que, para alcançar o objetivo nesta pesquisa, foi desenvolvido uma formação totalmente online de Brasil à Timor-Leste via Google meet e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com a carga horário 40 horas. A fundamentação teórica foi baseada em conceitos da Teoria da Atividade e Sistema Seres-humanos-com-mídias. Metodologicamente foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa. Como os procedimentos e instrumentos de produção de dados foram utilizados em seguintes maneira: observação participante, notas de campo, questionário, entrevista, grupo focal online, registros audiovisuais. A análise dos dados se consistiu em três etapas: i) foram examinadas as indicações de variação linguística contidas nas manifestações discursivas; ii) procurou-se determinar quais dessas indicações evidenciavam contradições nas interações entre os participantes; iii) identificação das as manifestações discursivas de contradições internas. Como resultados dos dados já analisados verificamos que as manifestações discursivas emergiram em situações de beco sem saída ou duplo vínculo, conflito, conflito crítico e dilema na aplicação prática das tecnologias. Constatamos, também na análise dos dados que lidar com desafios proporcionou aos professores participantes aprimoram habilidades tais como colaboração, comunicação, trabalho coletivo e reflexão crítica com uso da IA. Duas ou mais contradições internas se manifestaram, em determinados diálogos, simultaneamente. Essa observação realizada nos dados analisados sugere uma complexidade das interações, pois mostra que os professores não negociaram significados apenas, mas também incorporam diversas perspectivas em tempo real, desenvolvendo novas formas de pensar e agir com Inteligências Artificiais Generativas.