O HABITAR E SER HABITADO NA COMUNIDADE SÃO JOAQUIM DO BOCHE:
Vivências e convivências que revelam saberes matemáticos dos estudantes da Escola Estadual Antonio Hortollani
Escola do campo; espaços de vivência e convivências; saberes e fazeres matemáticos;
Este estudo teve como objetivo geral investigar o ato de habitar e ser habitado dos alunos de uma escola do campo na comunidade São Joaquim do Boche em Tangará da Serra/MT nos seus respectivos espaços de vivência e convivências, como possibilidade de uma interação que favorece o processo de geração, sistematização e difusão de saberes e fazeres matemáticos que poderá proporcionar a aprendizagem da matemática escolar dos estudantes de forma significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual os dados foram coletados por intermédio da aplicação de oficinas voltadas para resgatar e sistematizar os saberes intrínsecos ao contexto sociocultural dos alunos. Para tanto, contamos com a participação de 23 estudantes do Ensino Fundamental I e II da Escola Estadual Antonio Hortollani, localizada Distrito São Joaquim do Boche no município de Tangará da Serra/MT. Como bases teóricas, utilizou-se os conceitos da etnomatemática postulado por D' Ambrosio (2018), Soares e Fantinato (2021), as concepções sobre educação no campo e suas Características, matemática no campo, estratégias didáticas no processo educativo nas escolas do campo; e Raciocínio lógico-matemático em estudantes, Fernandes (2019), Corrêa (2022) e Martins (2022) bem como a compreensão dos jogos e o processo de aprendizagem da matemática, Pacheco (2020); Silva (202) e Lara (2010). Os resultados das análises revelaram conhecimentos que vem do contexto sociocultural dos estudantes do campo, evidenciando as especificidades dos saberes e fazeres matemáticos presentes em suas vivências com familiares e grupos sociais, saberes que se consolidam na dinâmica das interações sociais e que precisam ser resgatados e valorizados no espaço escolar de forma a contribuir para potencializar o aprendizado do estudante.