EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOÃO FLORENTINO SILVA NETO, DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DO CARAMUJO-CÁCERES
Educação do/no Campo. Ensino de História. Lugares de memória. Metodologia da Educação Patrimonial. Profhistória
Esta dissertação, intitulada Educação Patrimonial no Ensino de História na Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, Distrito de Santo Antônio do Caramujo-Cáceres insere-se na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de História – Profhistória, no Grupo de Estudo e Pesquisa Fronteiras: História, Educação, Trabalho, Patrimônio e Memória, tem como objetivo analisar de que forma a Educação Patrimonial e a utilização dos patrimônios culturais nas estratégias educacionais podem contribuir com o Ensino de História e possibilitar reflexões sobre os lugares de memória. Constituindo os objetivos específicos em: compreender a Educação Patrimonial no Ensino de História a partir dos lugares de memória e patrimônios, a fim de contribuir para a produção do saber histórico dos sujeitos da EPJFSN do/no campo; analisar a articulação dos conceitos de educação do/no campo, história local, identidade e patrimônios no Ensino de História; desenvolver metodologias que favoreçam o Ensino de História comprometido com a inserção da Educação Patrimonial, história local e memória em sala de aula; e promover a Educação Patrimonial a partir dos lugares de memória dos estudantes do sexto ano da Educação Básica. A pesquisa partiu das seguintes indagações: como a Educação Patrimonial e a utilização dos patrimônios culturais nas estratégias educacionais podem contribuir para o Ensino de História e possibilitar reflexões sobre os lugares de memória e as representações? Para o desenvolvimento da pesquisa, realizaram-se reflexões sobre conceitos como História Local, Educação Patrimonial, lugares de memória e Educação do/no campo, além de análises de documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da EPJFSN, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular (DRC/MT) para Mato Grosso. A pesquisa foi realizada com turmas do 6.º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica da EPJFSN, localizada no Distrito de Santo Antônio do Caramujo, zona rural do município de Cáceres-MT. Seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com elementos da pesquisa participante, fundamentada na metodologia da Educação Patrimonial e da História Oral. Considerando a importância de tornar o ambiente escolar um espaço onde os alunos possam aprender sobre sua própria história e reconhecer os valores de sua comunidade por meio da Educação Patrimonial e da História Local, as teorias e práticas de ensino podem contribuir significativamente para a formação de conhecimentos científicos e culturais dos estudantes, promovendo sua participação ativa no processo histórico. Diante disso, elaborou-se um blogue como produto pedagógico, intitulado Roteiro Histórico-Culturais Interativo, composto pelos espaços de memórias oficiais e pelos lugares de memória a partir das percepções dos estudantes da EPJFSN. Foram apresentadas sugestões de atividades como recurso pedagógico adicional para auxiliar no desenvolvimento e no conhecimento relacionados à temática.