Banca de DEFESA: CLAUDETE PINHEIRO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDETE PINHEIRO DE OLIVEIRA
DATA : 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOÃO FLORENTINO SILVA NETO, DISTRITO DE SANTO ANTÔNIO DO CARAMUJO-CÁCERES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação do/no Campo. Ensino de História. Lugares de memória. Metodologia da Educação Patrimonial. Profhistória


PÁGINAS: 209
RESUMO:

Esta dissertação, intitulada Educação Patrimonial no Ensino de História na Escola Estadual Professor João Florentino Silva Neto, Distrito de Santo Antônio do Caramujo-Cáceres insere-se na linha de pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de História – Profhistória, no Grupo de Estudo e Pesquisa Fronteiras: História, Educação, Trabalho, Patrimônio e Memória, tem como objetivo analisar de que forma a Educação Patrimonial e a utilização dos patrimônios culturais nas estratégias educacionais podem contribuir com o Ensino de História e possibilitar reflexões sobre os lugares de memória. Constituindo  os objetivos específicos em: compreender a Educação Patrimonial no Ensino de História a partir dos lugares de memória e patrimônios, a fim de contribuir para a produção do saber histórico dos sujeitos da EPJFSN do/no campo; analisar a articulação dos conceitos de educação do/no campo, história local, identidade e patrimônios no Ensino de História; desenvolver metodologias que favoreçam o Ensino de História comprometido com a inserção da Educação Patrimonial, história local e memória em sala de aula; e promover a Educação Patrimonial a partir dos lugares de memória dos estudantes do sexto ano da Educação Básica. A pesquisa partiu das seguintes indagações: como a Educação Patrimonial e a utilização dos patrimônios culturais nas estratégias educacionais podem contribuir para o Ensino de História e possibilitar reflexões sobre os lugares de memória e as representações? Para o desenvolvimento da pesquisa, realizaram-se reflexões sobre conceitos como História Local, Educação Patrimonial, lugares de memória e Educação do/no campo, além de análises de documentos, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da EPJFSN, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular (DRC/MT) para Mato Grosso. A pesquisa foi realizada com turmas do 6.º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica da EPJFSN, localizada no Distrito de Santo Antônio do Caramujo, zona rural do município de Cáceres-MT. Seguiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com elementos da pesquisa participante, fundamentada na metodologia da Educação Patrimonial e da História Oral. Considerando a importância de tornar o ambiente escolar um espaço onde os alunos possam aprender sobre sua própria história e reconhecer os valores de sua comunidade por meio da Educação Patrimonial e da História Local, as teorias e práticas de ensino podem contribuir significativamente para a formação de conhecimentos científicos e culturais dos estudantes, promovendo sua participação ativa no processo histórico. Diante disso, elaborou-se um blogue como produto pedagógico, intitulado Roteiro Histórico-Culturais Interativo, composto pelos espaços de memórias oficiais e pelos lugares de memória a partir das percepções dos estudantes da EPJFSN. Foram apresentadas sugestões de atividades como recurso pedagógico adicional para auxiliar no desenvolvimento e no conhecimento relacionados à temática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 247541002 - JAIRO LUIS FLECK FALCAO
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interno - 83220201 - OTAVIO RIBEIRO CHAVES
Externo ao Programa - 18968001 - RENATO FONSECA DE ARRUDA
Notícia cadastrada em: 20/03/2025 17:18
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