HISTÓRIA CANTADA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA E DOCUMENTO HISTÓRICO NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NAS AULAS SOBRE O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR BRASILEIRA E O PERÍODO DA REDEMOCRATIZAÇÃO
Ensino de história, Consciência histórica, Música, Ferramenta pedagógica, Aprendizagem significativa.
A dissertação explora o uso da música como ferramenta pedagógica para o ensino de história e a construção da consciência histórica dos alunos. Em um contexto educacional em constante mudança, onde a atenção dos alunos se torna cada vez mais dispersa, a autora busca alternativas inovadoras para tornar o aprendizado de história mais interessante e significativo. O estudo apresenta uma análise crítica das metodologias tradicionais de ensino de história, destacando a necessidade de novas abordagens que conectem o passado ao presente e despertem o interesse dos alunos. A autora propõe a música como uma ferramenta poderosa para alcançar esse objetivo, pois possui a capacidade de evocar emoções, contar histórias e transmitir ideias de forma acessível e envolvente. A pesquisa se baseia em experiências da autora como professora de história, onde ela observou o impacto positivo da música na aprendizagem dos alunos. Através da análise de músicas e atividades práticas, a autora demonstra como a música pode ser utilizada para contextualizar eventos históricos, despertar a empatia pelos personagens históricos, desenvolver o pensamento crítico, promover debates e reflexões sobre o passado, estimular a criatividade e a expressão individual. Como resultado da pesquisa, a autora apresenta um e-book intitulado "História Cantada", que oferece sugestões de músicas para serem trabalhadas em sala de aula, acompanhadas de seu contexto histórico, períodos históricos em que podem ser utilizadas e atividades para cada música. A dissertação conclui que a música é uma ferramenta valiosa para o ensino de história, pois contribui para a construção da consciência histórica dos alunos, tornando o aprendizado mais significativo e prazeroso. A autora ressalta a importância da seleção criteriosa das músicas e da utilização adequada das atividades, a fim de garantir a qualidade do ensino e o alcance dos objetivos pedagógicos.