Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURÍCIO DO NASCIMENTO FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAURÍCIO DO NASCIMENTO FARIAS
DATA : 24/11/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Campus Cáceres - UNEMAT (formato remoto)
TÍTULO:

MEMÓRIAS DA ESCOLA ESTADUAL “FEBRÔNIO RODRIGUES” DE TORIXORÉU-MT: AFETIVIDADES E RESSENTIMENTOS (1947-2024)


PALAVRAS-CHAVES:

História. Educação. Memória Oral. Ensino de História.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O presente trabalho, tem como intencionalidade destacar a importância do uso da “memória” na construção do fazer historiográfico no ensino e na pesquisa. O objeto central da investigação, será o levantamento das memórias orais de parte dos(as) servidores(as) que passaram pela Escola Estadual “Febrônio Rodrigues”, no município de Torixoréu-MT. Unidade escolar que foi inaugurada no ano de 1949 e, que em janeiro de 2024, teve suas atividades finalizadas. Apresentar a história da escola, a partir das memórias dos ex-servidores(as) da unidade escolar, através de suas narrativas orais, significa possibilitar que suas experiencias vividas naquela localidade revele a importância social daquele espaço social, tanto para suas vidas de forma individual quanto para a coletividade que fizeram parte da história desse lugar e, até mesmo, na formação dos laços comunitários do município. A municipalidade fica localizada na região sudeste de Mato Grosso, às margens do Rio Araguaia, na divisa com o estado de Goiás e possui atualmente cerca de 4200 habitantes, segundo dados do IBGE de 2022. Torixoréu só teve sua emancipação política em 1953, posteriormente à fundação da escola, o que denota a representatividade da unidade escolar na formação não só pedagógica dos munícipes que ali residiram ou residem até hoje, como também, na participação da escola na formação histórico-social local. A problemática que envolve a pesquisa, se apresenta, no questionamento de como as experiências vividas pelos ex-servidores(as) da escola foram estabelecendo práticas de sociabilidade em torno de uma dinâmica educacional, que naturalmente delineou identidades e comportamentos da comunidade como um todo, levando-se em conta que a escola sempre foi um espaço ativo de participação comunitária nos diversos eventos socioculturais do município. A pesquisa tem como objetivo, apresentar a escola como um “lugar de memória”, onde ali seus servidores(as) construíram parte de suas histórias através da coparticipação social. Visa também, garantir a visibilidade dessa memória, enquanto “dever de memória” no âmbito da História Local. Objetiva-se ainda, elaborar um produto pedagógico em torno do trabalho com a história oral a partir da memória, e construir um acervo virtual, onde se possa dialogar com estudantes da educação básica, sobre a importância da memória local.  A pesquisa terá como referencial teórico, autores que se debruçaram em aspectos da utilização da memória, tais como, Jaques Le Goff, Maurice Halbwaches, Pierre Nora, bem como autores que trabalham com aspectos da oralidade, como, Verena Alberti e Alessandro Portelli. A pesquisa está em fase de desenvolvimento, via o Mestrado Profissional de Ensino de História (ProfHistória), no polo da Universidade do Estado de Mato de Grosso (UNEMAT).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 71675201 - MATHEUS DE MESQUITA E PONTES
Interna - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - RADAMÉS VIEIRA NUNES - UFCat
Notícia cadastrada em: 01/12/2025 11:36
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-03.applications.sig.oraclevcn.com.srv3inst1