FAKE NEWS E ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O DESAFIO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Fake News, Notícias, Conhecimento e Informação e Consciência Histórica.
A presente pesquisa dispõe do objetivo de investigar o impacto das fake news nas redes sociais e suas implicações no processo de formação da consciência histórica de estudantes do Ensino Fundamental II. A partir do ensino de História, busca-se criar condições pedagógicas que incentivem a reflexão crítica sobre a circulação de informações falsas e intencionalmente manipuladas no ambiente escolar. A investigação se ancora nas competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), valorizando o papel do professor como mediador entre os conteúdos compartilhados nas mídias digitais e a busca pela veracidade das informações.
O estudo propõe identificar e analisar a maneira como os estudantes interpretam e utilizam as fake news, investigando os efeitos desse fenômeno sobre suas aprendizagens. Para tanto, adotou-se uma abordagem metodológica mista, combinando técnicas qualitativas e quantitativas, por meio da aplicação de questionários e da observação dos comportamentos dos alunos diante de diferentes tipos de informação. O instrumento de coleta de dados buscou compreender como os estudantes percebem e lidam com a diferença entre fatos e opiniões, bem como suas atitudes frente à desinformação.
Como eixo central, a pesquisa analisa de que forma o conhecimento histórico, aliado ao desenvolvimento de competências adquiridas no decorrer do ensino de História contribua para uma análise crítica do real, e o conhecimento capaz de fazer a verificação de fontes utilizadas nessas notícias para o enfrentamento das fake news no contexto escolar e em outras vivências socioculturais. Almeja-se, assim, fomentar uma formação que capacite os alunos a filtrarem as informações que consomem e a construírem uma consciência histórica mais crítica, sólida e reflexiva.