ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE MEMÓRIAS E NARRATIVAS: A LENDA DO MINHOCÃO DE CÁCERES/MT
Palavras-chave: Lenda do Minhocão. Ensino de História. Memória. Cultura.
O ato de narrar lendas, contos ou mitos expressa algo do coletivo, do modo de pensar e viver o mundo, conferindo sentido à nossa existência individual e subjetiva. Walter Benjamin (1994) afirma que narrar é a capacidade humana de trocar experiências, constituindo uma verdadeira arte de transmitir vivências por meio da memória individual e coletiva. Como problemática central da pesquisa, buscamos compreender a historicidade da famosa lenda do Minhocão. Acreditamos que a gênese dessa lenda esteja relacionada à construção da Catedral de São Luiz, em Cáceres, Mato Grosso. A edificação dessa igreja foi iniciada em 1919 e concluída apenas 46 anos depois, em 1965. Dentre os diversos fatores que contribuíram para a demora na finalização da obra, destaca-se um desabamento ocorrido em 1949. As fontes analisadas revelam que, após esse acontecimento particularmente impactante, a lenda ganhou grande popularidade entre a população local. Ou seja, nossa hipótese é que, no contexto de reconstrução da Catedral de São Luiz, a lenda do Minhocão atuou como elo entre fé e mobilização coletiva, atendendo também aos interesses materiais da Igreja Católica. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza qualitativa. Para embasar a investigação, realizamos uma revisão bibliográfica e documental, explorando diretrizes educacionais, tanto nacionais quanto estaduais, além de obras literárias e historiográficas. Considerando a especificidade do objeto de estudo – a lenda do Minhocão – a história oral revelou-se um recurso fundamental. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com professores e professoras de História da Educação Básica que atuam no município de Cáceres. A base teórica da pesquisa está ancorada na Nova História Cultural, conforme Pesavento (2005) e Burke (1992). O conceito de memória é abordado a partir das contribuições de Pollak (1989, 1992), Nora (1993) e Le Goff (1990). Este trabalho demonstrou que tais narrativas possibilitam reflexões sobre a história e a memória de uma comunidade, seu patrimônio cultural imaterial e a cultura popular, constituindo-se como recursos significativos para problematizar essas questões no ensino de História. O “Produto Pedagógico” desenvolvido consistiu em uma Sequência Didática (SD) voltada ao ensino da história de Cáceres, com base, sobretudo, na lenda do Minhocão, mas também em outras narrativas lendárias.