Banca de DEFESA: RONALDO JOSÉ DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RONALDO JOSÉ DE CARVALHO
DATA : 04/07/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Cáceres, MT
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE MEMÓRIAS E NARRATIVAS: A LENDA DO MINHOCÃO DE CÁCERES/MT

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Lenda do Minhocão. Ensino de História. Memória. Cultura.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

O ato de narrar lendas, contos ou mitos expressa algo do coletivo, do modo de pensar e viver o mundo, conferindo sentido à nossa existência individual e subjetiva. Walter Benjamin (1994) afirma que narrar é a capacidade humana de trocar experiências, constituindo uma verdadeira arte de transmitir vivências por meio da memória individual e coletiva. Como problemática central da pesquisa, buscamos compreender a historicidade da famosa lenda do Minhocão. Acreditamos que a gênese dessa lenda esteja relacionada à construção da Catedral de São Luiz, em Cáceres, Mato Grosso. A edificação dessa igreja foi iniciada em 1919 e concluída apenas 46 anos depois, em 1965. Dentre os diversos fatores que contribuíram para a demora na finalização da obra, destaca-se um desabamento ocorrido em 1949. As fontes analisadas revelam que, após esse acontecimento particularmente impactante, a lenda ganhou grande popularidade entre a população local. Ou seja, nossa hipótese é que, no contexto de reconstrução da Catedral de São Luiz, a lenda do Minhocão atuou como elo entre fé e mobilização coletiva, atendendo também aos interesses materiais da Igreja Católica. A metodologia adotada nesta pesquisa é de natureza qualitativa. Para embasar a investigação, realizamos uma revisão bibliográfica e documental, explorando diretrizes educacionais, tanto nacionais quanto estaduais, além de obras literárias e historiográficas. Considerando a especificidade do objeto de estudo – a lenda do Minhocão – a história oral revelou-se um recurso fundamental. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com professores e professoras de História da Educação Básica que atuam no município de Cáceres. A base teórica da pesquisa está ancorada na Nova História Cultural, conforme Pesavento (2005) e Burke (1992). O conceito de memória é abordado a partir das contribuições de Pollak (1989, 1992), Nora (1993) e Le Goff (1990). Este trabalho demonstrou que tais narrativas possibilitam reflexões sobre a história e a memória de uma comunidade, seu patrimônio cultural imaterial e a cultura popular, constituindo-se como recursos significativos para problematizar essas questões no ensino de História. O “Produto Pedagógico” desenvolvido consistiu em uma Sequência Didática (SD) voltada ao ensino da história de Cáceres, com base, sobretudo, na lenda do Minhocão, mas também em outras narrativas lendárias.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 83220201 - OTAVIO RIBEIRO CHAVES
Interna - 278736001 - FERNANDA MARTINS DA SILVA
Externo ao Programa - 83202001 - DOMINGOS SAVIO DA CUNHA GARCIA
Notícia cadastrada em: 19/06/2025 11:14
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