FAKE NEWS E ENSINO DE HISTÓRIA: PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E O DESAFIO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Fake News, Consciência Histórica, Notícias, Conhecimento e Informação.
Esta pesquisa investiga o impacto das fake news nas redes sociais, com foco no Instagram, e como esse fenômeno influencia a formação da consciência histórica e o comportamento dos alunos matriculados no Ensino Fundamental II no ambiente escolar, especialmente no Ensino de História, atendendo às competências da Base Nacional Comum Curricular. A pesquisa aborda o papel do professor na mediação entre as informações disseminadas nas redes sociais e a busca pela veracidade das fontes, destacando a importância de desenvolver uma leitura crítica e consciente nos alunos.
O foco é mapear os usos de fake news por parte dos discentes e analisar como isso afeta suas aprendizagens. Para isso, a metodologia qualitativa inclui a análise de formulários respondidos pelos alunos, com as observações de seus comportamentos em relação às notícias. O questionário aplicado visa entender como os alunos percebem e lidam com a informação, diferenciando a ideia de verdade e de opinião, investigando suas posturas frente às fake news.
O objetivo central é compreender como o conhecimento histórico, aliado à busca crítica por fontes confiáveis, pode ajudar a combater a desinformação no contexto escolar e em outras vivências socioculturais, capacitando os alunos a filtrarem as informações recebidas e a desenvolverem uma consciência histórica mais sólida, crítica e reflexiva.