EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, PATRIMÔNIO CULTURAL, HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA: A ESCOLA COMO LUGAR DE MEMÓRIA
Educação Patrimonial. Patrimônio Cultural. História Local. Lugares de Memória.
A presente dissertação aborda o tema Patrimônio Cultural, com ênfase nos lugares de memória da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, localizada na cidade de São José dos Quatro Marcos-MT. Através do Ensino de História e da Educação Patrimonial, trazemos para a discussão em sala de aula tanto o patrimônio oficial quanto o patrimônio afetivo da escola, com base em uma pesquisa-ação realizada com os alunos do 6.º Ano A do Ensino Fundamental. Demonstramos que é possível despertar o interesse pela História Local por meio do estudo do cotidiano dos alunos. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação com abordagem qualitativa. Para a realização do trabalho, serão aplicados questionários e realizadas oficinas que estimulem o estudo da escola como lugar de memória. Como produto pedagógico desta pesquisa, optamos pela elaboração de uma sequência didática sobre o patrimônio local, contendo sugestões de atividades.