EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO
Real Forte Príncipe da Beira, Memória, Património Cultural e Ensino de História
Atendendo às exigências do Profhistória-UNEMAT, como requisito para a participação em banca de exame de qualificação, o presente texto faz parte da dissertação de mestrado intitulada EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: O REAL FORTE PRÍNCIPE DA BEIRA COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO, propomos desenvolver estudo acerca das possíveis relações entre o Ensino de História e a Educação Patrimonial por meio de aulas campo a ser realizada com estudantes do Ensino Médio, contemplados pela disciplina de História de Rondônia, da Escola Estadual em Tempo Integral Juscelino Kubitscheck de Oliveira – Alta Floresta D’Oeste - RO, tendo como lugar de memórias as ruínas do antigo forte Real Forte Príncipe da Beira, localizado no município de Costa Marques – RO, distante 713 km de Porto Velho, situado à margem direita do rio Guaporé, e a cerca de 330 km de Alta Floresta D’Oeste. A partir da articulação entre o Ensino de História a Educação Patrimonial, o campo da História Local e as aulas campo, pretende-se apreender as possíveis potencialidades da produção dos saberes históricos dos estudantes da Educação Básica, tendo-os como protagonistas do processo de aprendizagem, estimulando a postura ativa de aprendizado, buscando a formação de sujeitos conscientes de sua historicidade. Nesse sentido, temos como proposta de material pedagógico, o desenvolvimento de Roteiro de Aula Campo no Ensino de História, a partir da concepção da História Local.