ENSINO DE HISTÓRIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL, PATRIMÔNIO CULTURAL E HISTÓRIA LOCAL: A ESCOLA ESTADUAL DEPUTADO BERTOLDO FREIRE COMO LUGAR DE MEMÓRIA
Ensino de História, Educação Patrimonial. História Local. Lugares de Memória. Patrimônio Cultural
A presente dissertação aborda sobre a temática Patrimônio Cultural com ênfase específica nos lugares de memória da Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, localizada na cidade de São José dos Quatro Marcos-MT. Através do Ensino de História e da Educação Patrimonial, foi possível trazer para a discussão em sala de aula tanto o patrimônio oficial quanto o patrimônio afetivo existente no ambiente escolar. O estudo foi fundamentado em uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, realizada com os alunos do 6.º ano do Ensino Fundamental. Para a construção dos dados, foram utilizados questionários, oficinas interativas e atividades de campo. O objetivo central da pesquisa promover, por meio de uma sequência didática (SD) com realização de oficinas, a Educação Patrimonial entre alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da referida escola, com foco na compreensão de suas percepções sobre patrimônio cultural e lugares de memória. A Sequência Didática (SD) contou com atividades de discussão, análise dos espaços significativos e produção de desenhos e relatos, culminando em um processo de aprendizagem dinâmica e participativa, com autonomia e cooperação. O produto educacional resultou na criação de uma SD prática, que poderá ser aplicada ou ajustada conforme a necessidade do educador que esteja interessado em trabalhar a História Local como forma de Educação Patrimonial. O estudo despertou nos alunos uma percepção mais aguçada sobre a importância de preservar os lugares de memória e contribuir com uma apreciação afetiva da escola como um espaço cultural e histórico e que o ensino de História Local faz parte de seu cotidiano.