Ensino de História, narrativa simbólica e imaginário: a lenda do Minhocão de Cáceres/MT
ENSINO DE HISTÓRIA, NARRATIVA SIMBÓLICA, IMAGINÁRIO, LENDA
O propósito central da pesquisa é compreender as potencialidades das narrativas simbólicas no ensino de História. Neste sentido, analisamos as lendas e os mitos enquanto ferramentas pedagógicas. Apresentamos os conceitos de lenda e mito a partir das Ciências Humanas e Sociais com a intenção de desfazer a noção de que estes dois conceitos sejam sinônimos. As seguintes questões norteiam a pesquisa: por que seria pertinente trabalhar esse tema no ensino de História na Educação Básica? O que propõem sobre o tema as pesquisas já publicadas? Em quais diretrizes educacionais pode se ancorar essa proposta temática? Como o Material Estruturado da Seduc-MT aborda as lendas e mitos? Duas abordagens metodológicas permitirão valorizar os conhecimentos tácitos dos estudantes trazendo para a sala de aula o saber popular a partir das lendas narradas pelos mais velhos: a “unidade temática investigativa”, a partir das proposições de Schmidt e Fernandes (2007), e o método etnográfico do “ver, ouvir e escrever”, proposto por Oliveira (2011). Escolhemos como recorte analisar a historicidade e a dimensão sociocultural da popular lenda do Minhocão, conhecida pelos moradores do município de Cáceres/MT.