HISTÓRIA CANTADA: A MÚSICA NA SALA DE AULA COMO FERRAMENTA FACILITADORA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA
Ensino de História; Música; Consciência histórica
A pesquisa aborda a utilização da música como recurso pedagógico na sala de aula, visando facilitar a construção da consciência histórica em estudantes. Explora-se como a música pode enriquecer o processo de aprendizado, engajando os alunos de forma criativa e proporcionando uma compreensão mais profunda e significativa da história. O estudo discute estratégias eficazes para a incorporação da música no ensino de história, destacando seus benefícios na promoção do pensamento crítico e na conexão emocional com os eventos históricos. A análise evidencia a importância de um ambiente educacional que valorize a interdisciplinaridade e a diversidade cultural, potencializando a música como uma ferramenta pedagógica poderosa para aprimorar a consciência histórica dos estudantes. Para tanto é imprescindível que investiguemos a trajetória histórica das transformações no ensino de História no Brasil. Essa análise nos permitirá compreender a realização de cada modificação, identificando as circunstâncias em que ocorreram e sua conexão com os contextos políticos específicos de cada época. Somente dessa maneira poderemos alcançar uma compreensão abrangente da evolução do ensino ao longo do tempo e das novas ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. A utilização da música como recurso facilitador na disciplina de história pode ser um estímulo valioso para os alunos. Empregar a música como instrumento didático-pedagógico no Ensino Básico para ensinar história pode revelar-se altamente eficaz e cativante. Essa abordagem pode tornar os conceitos históricos mais acessíveis, proporcionando uma forma de os alunos se conectarem com os eventos e contextos do passado.