Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA BETE ALVES DE PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZA BETE ALVES DE PAIVA
DATA : 12/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
TÍTULO:

HISTÓRIA LOCAL E ENSINO DE HISTÓRIA EM RESERVA DO CABAÇAL, MATO GROSSO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR DEMÉTRIO PEREIRA (1986 – 2023)


PALAVRAS-CHAVES:

ProfHistória. Ensino de História. História Local. Reserva do Cabaçal.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Jane Vanini, em Cáceres, e analisa como os lugares de memória de Reserva do Cabaçal, em Mato Grosso, podem contribuir para o ensino de História, especialmente para o ensino da história local, na Educação Básica. O problema de pesquisa está formulado da seguinte maneira: como os lugares de memória de Reserva do Cabaçal, em Mato Grosso, podem contribuir para o ensino de História, especialmente para o ensino da história local, na Educação Básica? A partir de  pesquisa bibliográfica, documental e participante, com abordagem qualitativa, as fontes foram analisadas. As fontes de pesquisa incluem livros, artigos, teses, relatórios, fotografias, mapas, cartas, notícias de jornais, atas, registros de matrículas escolares, registros paroquiais, acervos documentais, decretos, textos (poemas, poesias, letras de música, discursos políticos) e um questionário com perguntas abertas. Para a realização da pesquisa e construção dos dados a serem analisados, foram realizadas oficinas com alunos do 7º ano, no turno vespertino, com a aplicação de atividades que estimularam o interesse pelo estudo dos lugares de memória, os quais, nesta pesquisa, são compreendidos a partir da definição de Pierre Nora (1993). O objetivo geral da pesquisa é: compreender como determinados lugares de memória de Reserva do Cabaçal, em Mato Grosso, podem contribuir para o ensino de história, e os objetivos específicos: 1) problematizar a construção da história da cidade de Reserva do Cabaçal, Mato Grosso; 2) compreender a articulação dos conceitos de história local, memória, representação, identidade e lugares de memória; e como eles podem ser articulados no ensino de história; 3) construir uma proposta pedagógica para o ensino de história a partir dos lugares de memória de Reserva do Cabaçal/MT. A pesquisa se justifica por  contribuir expressivamente, na dissertação e na produção do material didático pedagógico para o ensino de história, no contexto do ensino de história pensando a própria história local de Reserva do Cabaçal somando-se a outras pesquisas já existentes sobre a temática considerando a segunda metade do século XX em Mato Grosso. O produto pedagógico da pesquisa que possibilitou a escrita desta dissertação é a elaboração de uma sequência didática sobre história local, contendo sugestões de atividades aos professores de história do 7º ano do ensino fundamental da educação básica. O objetivo da referida proposta é contribuir com as aulas no Ensino Fundamental, e inspirar a organização a sua organização. O referencial teórico parte dos estudos sobre o ensino de história e História Local, com o objetivo de compreender como se dá a produção do conhecimento no espaço escolar, tendo como base o saber dos estudantes participantes da pesquisa sobre história local e sua relação com o ensino de História. As análises levarão em conta os conceitos de consciência histórica de Rüsen (2001), lugares de memória de Pierre Nora (1993), representação de Roger Chartier (1990), Lugar de Michel de Certeau (1998), ensino de história de Bittencourt (2009-2019), história local de Barros (2009), memória individual e memória coletiva de Halbwachs (2003) e colonização de Barrozo (2010-2017). Finalmente, foi possível considerar que a participação dos estudantes nas oficinas, nos estudos e na elaboração do questionario ao longo da pesquisa permite maior apropriação de conhecimento aos alunos da turma de 7º ano da educação básica.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 39231003 - CARLOS EDINEI DE OLIVEIRA
Interna - 34773007 - MARLI AUXILIADORA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - JOÃO CARLOS BARROZO - UFMT
Notícia cadastrada em: 21/11/2024 22:33
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