A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/2003 E OS SEUS DESDOBRAMENTOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARAPUTANGA-MT
Ensino de História; Lei n° 10.639/03
A pesquisa que se apresenta tem como tema central “A implementação da Lei 10639/2003 e os seus desdobramentos nas escolas estaduais de Araputanga-MT”. Objetiva-se analisar os impactos da Lei Federal nº. 10.639/03 e os desafios encontrados para implementação efetiva desta pelos professores de História, Artes e Língua Portuguesa, em uma escola pública na cidade de Araputanga, Mato Grosso. A abordagem da pesquisa será realizada no método qualitativo e a técnica utilizada para coleta de dados será feita através de entrevista, buscando tecer um diálogo das narrativas dos professores com as fontes documentais. A abordagem teórico-conceitual será centrada na concepção decolonial para tratar a relação do ensino de História com a história das populações silenciadas e os temas sensíveis utilizaremos autores brasileiros que trabalham o ensino na perspectiva decolonial, como Elison Paim, Nilton Pereira Mullet, etc. Para tratar sobre o ensino de História consideraremos autores como Circe Bittencourt, Carmem Gil, Selva Guimarães, Flávia Caimi dentre outros.