INTEGRAÇÃO DE IMIGRANTES BOLIVIANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE CÁCERES-MT
Interculturalismo. Imigrantes bolivianos. Inclusão. Sistema educacional.
Esta pesquisa aborda a relação entre políticas públicas de educação e a inclusão de imigrantes bolivianos na cidade de Cáceres (MT), em uma escola pública estadual localizada na fronteira com a Bolívia. A partir de um contexto histórico e geográfico, destaca a Constituição Federal de 1988 e outros marcos legais subsequentes que influenciaram a educação no Brasil, especialmente em regiões de fronteira como Cáceres. A cidade, com sua dinâmica transfronteiriça, enfrenta desafios no acesso à educação, particularmente para crianças bolivianas que, devido à proximidade com a Bolívia, cruzam a fronteira para estudar em escolas brasileiras. As questões que nortearão a pesquisa são: Quais políticas interculturais estão sendo desenvolvidas pelas escolas estaduais de Cáceres/MT? Essas políticas buscam integrar os imigrantes à comunidade, promovendo um ambiente que combata a xenofobia e garanta uma aprendizagem de qualidade e inclusiva para esses jovens? O estudo destaca o papel das políticas públicas e a importância da integração intercultural nas escolas públicas, considerando a diversidade cultural, os desafios de adaptação e os impactos socioeconômicos e educacionais sobre os imigrantes. Investiga também práticas pedagógicas e ações institucionais voltadas à inclusão, como a promoção do diálogo intercultural e o combate à xenofobia. A pesquisa propõe uma análise da política de integração de imigrantes bolivianos na Escola Estadual Doce de Octubre, em Cáceres, buscando compreender se as medidas educacionais adotadas são efetivas para garantir um ensino de qualidade, inclusivo e transformador, que respeite e valorize as diferenças culturais. A metodologia utilizada foi qualitativa, com abordagem bibliográfica e documental, com o objetivo de realizar uma análise aprofundada das relações e práticas educacionais na região. Os resultados esperados desta dissertação incluem um aprofundamento da compreensão da política de inclusão de alunos imigrantes bolivianos nas escolas de Cáceres, identificando as práticas atuais e os desafios enfrentados no cotidiano escolar. O objetivo é revelar se as políticas educacionais e práticas pedagógicas atuais promovem a integração cultural e social desses alunos, minimizando o preconceito e promovendo a igualdade de oportunidades.