Banca de DEFESA: MARIANNE TRAJANO DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANNE TRAJANO DE ARAÚJO
DATA : 25/06/2024
HORA: 07:00
LOCAL: De forma remota via Google Meet - link: https://meet.google.com/mfr-ysht-rth
TÍTULO:

MINERAÇÃO DE CALCÁRIO EM ROSÁRIO OESTE, MATO GROSSO: IMPACTOS NA PAISAGEM E TRANSFORMAÇÕES  GEOMORFOLÓGICAS SOB UMA PERSPECTIVA ANTROPOGÊNICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Mineração; Calcário; Paisagem


PÁGINAS: 118
RESUMO:

A presente pesquisa visa investigar as modificações na paisagem resultantes da atividade de mineração de calcário no município de Rosário Oeste, Mato Grosso. Em consonância com outros estados brasileiros, Mato Grosso está expandindo suas atividades de mineração de calcário, devido a grande quantidade de propriedades rurais que utilizam esse insumo para corrigir a acidez do solo do cerrado predominante, visando aumentar a produtividade agrícola. Em Rosário Oeste, as quatro mineradoras estudadas produzem principalmente calcário para calagem na agricultura. Embora isso tenha gerado aumento no emprego e melhoria na qualidade de vida da população local, também acarreta a remoção de parte da vegetação e alterações na paisagem. Para atender aos objetivos propostos, a pesquisa foi dividida em três etapas distintas. Na primeira etapa, foram conduzidas pesquisas bibliográficas para coletar informações junto a órgãos oficiais e dados relacionados à mineração de calcário. Na segunda etapa, foi realizada uma visita às mineradoras para reconhecimento da área de estudo, caracterização dos estágios de beneficiamento do calcário, levantamentos fotográficos para registrar as mudanças na paisagem e verificação de possíveis alterações no uso e cobertura do solo na área das mineradoras e seu entorno. Na terceira etapa, foram utilizados mapas temáticos da região e recursos de geotecnologia, como imagens orbitais dos satélites Planet e Alos que foram processadas por meio do software QGIS 3.34, para produzir um mapeamento das mineradoras. Essas ferramentas foram fundamentais para possibilitar a visualização mais precisa das feições geomorfológicas presentes nas áreas de mineração, permitindo uma análise espacial detalhada e respaldando a investigação dos processos resultantes das ações antrópicas. Além de servir de instrumento para o estudo de caso, os resultados cartográficos desta pesquisa também são indicados para serem utilizados na educação básica de ensino, tornando- se uma importante ferramenta para as aulas de Geografia. A integração das diferentes fontes de informações, com destaque para a cartografia geomorfológica de detalhe, foi eficiente para certificar as alterações nas características físicas do relevo, observadas devido à retirada da vegetação natural, remoção do solo superficial, mudanças na declividade de morros e encostas, aplainamento artificial em áreas de exploração e aumento da erosão nas áreas de cava e seus arredores, conferindo uma modificação significativa na aparência da paisagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 82327001 - AMINTAS NAZARETH ROSSETE
Interno - 363.808.298-90 - BRUNO ZUCHERATO - UFMT
Externo à Instituição - 074.021.006-85 - ALAN NUNES DE ARAUJO - UFPA
Notícia cadastrada em: 18/06/2024 14:17
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2024 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1