Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEVERSON APARECIDO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEVERSON APARECIDO FERNANDES
DATA : 25/11/2025
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/heu-javn-qar
TÍTULO:

O TIGRE, O DRAGÃO E A PÓLVORA: O PODER MILITAR DA CHINA, EVOLUÇÃO, PERSPECTIVAS E REFLEXÕES GEOPOLÍTICAS NA CORRIDA ARMAMENTISTA DO NOVO MILÊNIO.


PALAVRAS-CHAVES:

China; Modernização Militar; Geopolítica; Território; Poder Global.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

A presente dissertação pretende analisar a dinâmica de modernização das Forças Armadas do Exército de Libertação Popular (ELP), cuja ênfase atinge as transformações estruturais, tecnológicas e geopolíticas a partir da virada do milênio. A discussão do estudo parte da premissa da análise das categorias território e região nas correntes do pensamento geográfico, cuja vertente busca compreender as essências desses fundamentos para a leitura da geopolítica chinesa. Na sequência, Território e Região são analisadas e reinterpretadas sob a luz dos movimentos que a China tem realizado no cenário internacional a partir das estratégias de sua política externa e de defesa contemporânea. Esses movimentos manifestam como a República Popular da China (RPC) tem repensado o território nacional e expandido o conceito de região, sobretudo a partir da sua atuação militar e econômica no Indo-pacífico e outras zonas de interesse político. Metodologicamente, a abordagem da pesquisa adota o modelo quali-quantitativo e se apropria do método dedutivo, do modelo histórico descritivo, combinado com a revisão bibliográfica, análise documental, e compilação de dados estatísticos referente ao orçamento de defesa e inventário de seu portfólio militar. Os documentos utilizados para a construção da pesquisa foram: documentos oficiais do Partido Comunista Chinês, White Papers de defesa, relatórios do International Institute for Strategic Studies (IISS) e do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI), e também fontes secundárias especializadas no assunto. Os resultados destacam que o processo de modernização do ELP, não é meramente técnico, mas se materializa sobretudo pela integração da Base Industrial de Defesa, pelos avanços tecnológicos, reformas militares, manifestados em sua estratégia de projeção de poder. O tripé articulado pela China, através do território, região e poder militar, transforma a presença geopolítica e a configura como um ator central nos processos decisórios e na corrida armamentista do novo milênio, o que desafia as nações hegemônicas, sobretudo os Estados Unidos. A modernização militar chinesa representa uma estratégia importante para o “sonho chinês” e seu projeto de rejuvenescimento nacional, para atingir a grandeza histórica, influência global e o desenvolvimento próspero de sua população, sendo o poder militar condutor da geoestratégia chinesa no século XXI.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 257973001 - VINICIUS MODOLO TEIXEIRA
Interna - 247138002 - JUDITE DE AZEVEDO DO CARMO
Externo à Instituição - VITOR STUART GABRIEL DE PIERI - UERJ
Notícia cadastrada em: 11/11/2025 11:27
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-01.applications.sig.oraclevcn.com.srv1inst1