VIVÊNCIAS SOCIAIS: "EU, AGORA, POSSO LER": PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS SOBRE OS RELATOS DE MULHERES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - ENSINO MÉDIO - NA ESCOLA EDELI MANTOVANI.
Identidade de gênero; Cotidiano das mulheres; EJA; Ensino de Sociologia.
ARAUJO, Adriana Kelly Bandeira de. Vivências Sociais: "Eu, Agora, Posso Ler": Perspectivas Sociológicas sobre os relatos de mulheres na educação de jovens e adultos - ensino médio - na Escola Edeli Mantovani. 2025. 41 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
A pesquisa com abordagem etnográfica será realizada na Escola Estadual Professora Edeli Mantovani, localizada R. Carlos Eduardo, Quadra 17 - Jardim São Paulo I, Sinop – MT. Do ponto de vista metodológico, as mulheres pesquisadas serão 9 interlocutoras: 3 que estejam cursando o 1º ano do Ensino Médio, 3 que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio e por fim 3 que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio. As principais correntes teóricas que sustentam a interpretação das narrativas das mulheres, são referenciados em Faria (2009), Floresta (1987), Freire (1989), Libâneo (2003), Rosa (2025), Priore (1997), Rezende (2005), Saffioti (1979).