O PROTAGONISMO DOS ALUNOS E DA SOCIOLOGIA EM TEMPOS DE RECONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO
Política Educacional, Práticas pedagógicas, BNCC.
MONTEIRO, Fernando Castilhero. O protagonismo dos alunos e da sociologia em tempos de recontextualização do ensino. 2025. 37 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
Esta investigação circunscreve as relações presentes entre as políticas educacionais e seus impactos sobre as escolas e o protagonismo dos alunos. Adotamos como categorias de análise a política educacional, práticas de ensino e a Base Nacional Comum Curricular. O campo empírico será a Escola Estadual São Vicente de Paula, localizada no município de Sinop–MT. Do ponto de vista teórico fundamentamos a partir da dimensão ontológica as determinações objetivas que articulam a realidade educacional, discorremos sobre as teorias e as práticas pedagógicas para examinar as formas de participação dos alunos diante deste novo contexto de ensino. O referencial teórico que sustenta esta investigação, se ancora nos autores Frigotto (2001); Libâneo (2018); Franco (2015); Saviani (2007) e Mészáros (2008).