Banca de QUALIFICAÇÃO: QUEZIA NUNES JUNKES DE SOUZA KIENEN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : QUEZIA NUNES JUNKES DE SOUZA KIENEN
DATA : 10/06/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Sala L5 - SEOC e Meet através do Link: meet.google.com/aqh-tfff-gve
TÍTULO:

POR QUE SAEM? UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DA EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO, NA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA NO MUNICÍPIO DE SINOP-MT.


PALAVRAS-CHAVES:

Evasão Escolar. Ensino Médio. Desigualdade Educacional.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

SOUZA, Quezia Nunes Junkes. Por que saem? Uma análise sociológica da evasão escolar no ensino médio, na escola estadual nossa senhora da glória no município de Sinop-MT. 2025. 57 p. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.

 

Este trabalho propõe-se a investigar os principais fatores responsáveis pela evasão escolar entre estudantes do Ensino Médio na Escola Estadual Nossa Senhora da Glória. Para tanto, propomos uma análise quantitativa e qualitativa sobre questões como diferenças entre a cultura das famílias, as diversidades dos grupos sociais, origem dos alunos, a cultura da comunidade presente na escola e suas influências na permanência ou evasão escolar, considerando o capital cultural, econômico e simbólico. Adotamos como categorias de análise a evasão escolar, o ensino médio e a sociologia. Como subcategoria classe social e a relação com o trabalho, fatores socioafetivos e gênero. Do ponto de vista teórico, o presente trabalho tem suas fundamentações na teoria crítica, particularmente a perspectiva teórica crítica de Pierre Bourdieu, para uma análise geral dos fatores sociais que levam os estudantes do ensino médio a evadirem-se da escola. Diante dessa abordagem é possível compreender as relações de poder, a desigualdade de gênero, a influência da origem social (classe social) no abandono escolar, demonstrando as contradições presentes na forma que a escola é concebida em cada grupo social. Assim, buscamos interpretar a evasão não como um critério de escolha pessoal ou um fracasso individual, mas como resultado de processos sociais marcados por fatores históricos e estruturais. Além de Pierre Bourdieu, o referencial teórico se sustenta em autores como Charlot (2012), Freire (1996), Freitas (2017), Lima (2019), Oliveira (2021), Queiroz (2022), Rabello (2023), entre outros.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 126127002 - HELIO VIEIRA JUNIOR
Interna - 112972002 - EDNEUZA ALVES TRUGILLO
Interno - 104369003 - JOSE DE SOUZA NETO
Externo à Instituição - ARQUIMEDES BELO PAIVA - CNPq
Notícia cadastrada em: 09/06/2025 14:26
SIGAA | Tecnologia da Informação da Unemat - TIU - (65) 3221-0000 | Copyright © 2006-2025 - UNEMAT - sig-application-04.applications.sig.oraclevcn.com.srv4inst1