CONCEPÇÕES SOBRE O JOGO RPG DE MESA PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO 5º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SINOP/MT
Aprendizagem Interativa. Pensamento Crítico. Sociologia Ambiental.
SCHORR, Mauricy de Oliveira Rosa. Concepções sobre o jogo RPG de mesa para o ensino de Sociologia Ambiental com estudantes do 5º ano de uma escola pública de Sinop/MT, 2025. 25 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
O projeto investiga o uso do RPG de mesa como ferramenta didática para o ensino da Sociologia Ambiental em uma turma do 5º ano da EMEB Leni Teresinha Benedetti, em Sinop/MT. O objetivo é promover o engajamento dos estudantes e a compreensão crítica de questões socioambientais. Utiliza-se metodologia qualitativa com observação participante e entrevistas. O embasamento teórico baseia-se em Bruno Latour (2012), Victor Turner (2016), Vandana Shiva (2006), Ingrid Coelho (2017), Wallyson Queiroz (2023) e Antônio Silva (2021), autores que discutem redes sociotécnicas, liminaridade, justiça ambiental e jogos como estratégias de ensino interdisciplinar.