A Educação do Campo como Perspectiva de Emancipação Social: Tempo Família como metodologia de Ensino.
Educação do Campo. Família. Alternância. Aprendizagem.
SANTOS, Agnaldo Machado dos. A Educação do Campo como Perspectiva de Emancipação Social: Tempo Família como metodologia de Ensino. 2025. 64 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) – Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop – Mato Grosso, 2025.
Esta pesquisa, A Educação do Campo como Perspectiva de Emancipação Social: Tempo Família como metodologia de Ensino, busca compreender as relações de aprendizagem que ocorrem entre família, estudante e escola no contexto da Educação do Campo. Por meio da abordagem qualitativa etnográfica, a pesquisa investiga como a Pedagogia da Alternância articula o Tempo Escola e o Tempo Família. Nesse modelo, os estudantes desenvolvem atividades teóricas e práticas em casa, com a participação ativa de suas famílias. No entanto, dificuldades de interação e participação das famílias no processo pedagógico são frequentemente observadas. O estudo será conduzido por meio de entrevistas semiestruturadas e observações in loco, com base em um diário de campo que registra as dinâmicas escolares e familiares. Os autores que sustentam teoricamente nossa pesquisa são: Angrosino (2009), Costa et al (2018), Ghedin (2008), Lüdke (1986), Mattos et al (2011). A análise dos dados seguirá as etapas de leitura preliminar, categorização e interpretação dos resultados. A culminância desta pesquisa será uma formação continuada para professores do Ensino Fundamental, que fará uso da pesquisa participativa como metodologia. Ao articular os saberes formais da escola com os saberes vivenciais das famílias. O estudo pretende fortalecer os vínculos entre as instituições envolvidas, promovendo uma formação integral e significativa para os estudantes.