SOCIOLOGIA DOS AFETOS: A RELAÇÃO AFETUOSA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DIANTE DA VULNERABILIDADE SOCIAL
Sociologia dos afetos. Afetividade. Ensino-aprendizagem. Vulnerabilidade social. Formação docente.
RESUMO
HECK, Evandro José. Sociologia dos afetos: a relação afetuosa no processo de ensino-aprendizagem diante da vulnerabilidade social será desenvolvida com professores do Ensino Fundamental I, da Escola Municipal Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller. 2025. 45 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
Este estudo investiga o papel do afeto no processo de ensino-aprendizagem em contextos de vulnerabilidade social, com base na Sociologia dos Afetos. Utilizamos as seguintes categorias de análise: afetividade, vulnerabilidade, ensino-aprendizagem e formação docente. A escola onde será realizada a pesquisa será a Escola Municipal Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller, município de Sinop/MT. A pesquisa é qualitativa. Serão aplicadas entrevistas semiestruturadas, e observações participantes, onde o pesquisador vai realizar observação na formação com os professores. A fundamentação teórica parte do materialismo histórico dialético, partindo de Karl Marx (2005), Freire (1996), Charlot (2000), Spinoza (2009), Saviani (2011), Mészáros (1981), Wallon (2010), Perrenoud (2008) e Libâneo (2013), que discutem a afetividade, as emoções, a ética, a prática pedagógica e as relações humanas no espaço escolar.