ASPECTOS SOCIOLÓGICOS NO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO DO MUNICIPIO DE CLÁUDIA-MT, ATRAVÉS DA ARTE.
Ensino de Sociologia. Arte. Colonização
Esta pesquisa propõe uma análise sociológica do processo de colonização do município de Cláudia-MT, articulando os campos da Sociologia e da Arte, a partir de uma abordagem etnográfica. Parte-se da concepção de que as representações em Arte, constituem não apenas expressões, mas registros simbólicos de experiencias coletivas e memórias sociais. Nesse sentido, a etnografia é mobilizada não apenas como técnica de investigação, mas como matriz epistemológica que orienta a leitura dos contextos socioculturais representados nas obras e as possibilidades de mediação pedagógica. Para isto, esta investigação, configura-se como uma alternativa de material pedagógico para professores dos anos iniciais do ensino fundamental e propõe destacar os aspectos sociológicos nos dois campos do conhecimento de Arte e Sociologia por meio do acervo de obras que contam o processo de colonização do município de Cláudia através da Arte. O referencial teórico que sustenta esta investigação, se ancora nos autores Geertz (1989), Bourdieu (1996), Coli (1989) Duarte Junior (1988), Fischer (1987), Giddens (2023), Souza (2001), Santos (2007) e Picoli (2004).