CRISE ESTRUTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: AVANÇOS E RETROCESSOS NA FORMAÇÃO
Formação Continuada. Trabalho e Educação. Profissão Docente
KREINER, Mariza. Crise estrutural e formação de professores: avanços e retrocessos na formação. 2025. 41 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
A pesquisa recorta da realidade os elementos constitutivos do objeto da investigação, elegendo a formação de professores, realizada pela Rede Pública Municipal de Educação de Sinop-MT, que se dá através do Centro de Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino – CEFORME. A metodologia da pesquisa será a Observação Participante organizada em quatro campos: campo conceitual metodológico; campo conceitual empírico; campo das técnicas de pesquisa e o campo dos instrumentos para análise da pesquisa. Dentre os objetivos a serem pesquisados, está o Centro de Formação de Profissionais da Educação de Sinop (CEFORME) e pelo Projeto "A Sala de Formação pela Escola". Os principais referenciais teóricos utilizados são: Frigotto (1984, 2009), Ciavatta (2009), Henry Girox (1997), para demarcar o campo da escola como prática do cotidiano de uma cultura. Espera-se como resultado final com a realização da Intervenção Pedagógica os elementos do campo empírico para realização da pesquisa que demarcamos.