A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA SOCIOLOGIA PARA A SOCIABILIDADE DOS JOVENS E O ENFRENTAMENTO DAS CONTRADIÇÕES DO ESPAÇO ESCOLAR
Ensino de Sociologia. Juventude. Espaço Escolar. Ensino Médio.
O projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre a juventude, analisando as relações sociais construídas no espaço escolar, a partir da contribuição do ensino da Sociologia no Ensino Médio. Esta pesquisa visa compreender as configurações sociais dos jovens no espaço escolar, a partir da análise de quem são os jovens estudantes frequentadores da escola, e ainda apresentar o ensino da Sociologia como uma ferramenta capaz de dar respostas às contradições enfrentadas pelos jovens do Ensino Médio. No que concerne aos aspectos metodológicos consideramos nossa pesquisa como qualitativa e de observação sistemática. O campo empírico será a Escola Estadual Padre Ernesto Camilo Barreto de Cuiabá/MT, os sujeitos pesquisados serão 25 estudantes de 3º ano B do Ensino Médio. Será desenvolvido um material pedagógico que consiste em um catálogo fotográfico/iconográfico, no material abordaremos o objeto situando o ensino de Sociologia em diálogo com as categorias juventude, sociabilidade, identidade, desigualdade social, espaço escolar. O referencial teórico que sustenta nosso estudo é de pesquisadores marxistas que lutam pela transformação da sociedade através da educação: Dayrell (2007, 2010, 2014), Lima Filho (2014), Pais (2003), Marx (1980), Abramovay (2007), Ianni (1988) e Saviani (1999). Acredita-se que o desenvolvimento dessa pesquisa possibilitará uma compreensão de como o ensino de Sociologia pode contribuir para a formação dos jovens, lhes apresentando uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade social auxiliando-os na compreensão e enfrentamento dos conflitos da vida em sociedade.