REFORMAS NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SINOP/MT.
Ensino da Sociologia. Reforma do Ensino Médio. BNCC. Educação. Escolas Públicas.
COSTA. Alcione Bom Despacho Teixeira. REFORMAS NO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE SINOP/MT. 2025. 36 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
Este projeto de pesquisa visa investigar as perspectivas do ensino de Sociologia nas escolas públicas estaduais de Sinop-MT, sob a luz das reformas do ensino médio e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa será desenvolvida nas perspectivas da metodologia qualitativa, ancorada na fundamentação teórica do materialismo histórico-dialético, que fornece um forte alicerce para analisar as estruturas sociais e educacionais. Esta abordagem permite compreender como as reformas curriculares afetam as práticas pedagógicas e a capacidade da Sociologia em promover a formação crítica dos estudantes. Através de análises documentais, entrevistas com docentes e observações participativas o estudo pretende identificar as repercussões advindas das reformas, ressaltando a importância do Ensino da Sociologia na educação cidadã e crítica.