O IMPACTO DO ENSINO DA SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES ADULTOS DA MODALIDADE EJA (regular) NO ENSINO MÉDIO
Ensino de Sociologia. Educação. EJA.
SANTOS, Ana Paula Araujo. O impacto do ensino da sociologia na formação dos estudantes adultos da modalidade EJA (regular) no ensino médio. 2025. 70 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
Esta investigação circunscreve a importância do ensino de Sociologia no contexto da modalidade EJA( educação de jovens e adultos). Adotamos como categorias de análise a sociologia da educação e modalidade regular EJA. O campo empírico será a Escola Estadual Edeli Mantovani, localizada no município de Sinop-MT.Teoricamente fundamentaremos essa investigação, trazendo as perspectivas de autores que tragam a história do ensino de Sociologia, bem como sua inserção no currículo, e também autores que discorram e contribuam sobre a importância social da modalidade EJA. O referencial teórico que sustenta esta investigação, se ancora nos autores Paulo Freire(1979) (1996), Carlos Rodrigues Brandão (1981), Leandro Baségio e Márcia Borges (2013), Nildo Viana(2007), Carlos Benedito Martins (1994) e Ney Jansen Ferreira Neto(2019). Como produto final deste de trabalho de curso, me proponho a construir um glossário orientativo para o ensino de sociologia, com propostas de temas que podem auxiliar o professor de sociologia da EJA, a pensar em possibilidades de temáticas que podem contribuir com as discussões da sala de aula