O CONSUMO DE MERCADORIAS PELOS JOVENS ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS E PLATAFORMAS DIGITAIS E SUAS INTERRELAÇÕES SOCIAIS
Juventude. Consumo. Redes Sociais. Interrelações sociais.
O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do consumo de mercadorias pelos jovens através das redes sociais e plataformas digitais em suas interrelações sociais. Para base metodológica dessa investigação será utilizada a pesquisa bibliográfica qualitativa. A investigação envolverá coleta de dados por meio de questionário com perguntas fechadas. Após a implementação do questionário, faremos a análise das informações coletadas e com base nestes resultados iremos elaborar o material pedagógico, que consiste em um livro paradidático digital no formato de História em Quadrinhos (HQs), com o objetivo de contribuir para o ensino de Sociologia, inserindo conceitos relevantes relacionados ao consumo e interrelações sociais. A pesquisa será realizada na Escola Estadual Daury Riva, uma escola de tempo integral no município de Juara-Mato Grosso. Participarão da pesquisa uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, composta por 18 estudantes. Com relação ao método de análise, utilizaremos o materialismo histórico dialético, qual nos permite compreender nosso objeto na perspectiva da totalidade sistêmica; o que inclui suas contradições internas e suas mudanças. O embasamento teórico deste estudo está pautado em autores de base marxistas, como: Karl Marx (2013), Manuel Castells (1999) e Juarez Dayrell (2003, 2014). Acredita-se que o desenvolvimento desse trabalho leve a conhecimentos contínuos no exercício profissional das realidades do jovem na escola e suas relações de pertencimento através do consumo de mercadorias por meios digitais, refletindo as ações e estudos na comunidade como um todo, ancorados pela conscientização e reflexão sobre o consumo.