AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE PERMANÊNCIA ESTUDANTIL EM MATO GROSSO: PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES E PROFISSIONAIS DA ESCOLA NILZA DE OLIVEIRA PIPINO.
Evasão escolar, permanência estudantil, políticas públicas.
Esta pesquisa busca compreender e Investigar sobre as perspectivas de estudantes e profissionais da educação da escola Nilza de Oliveira Pipino, localizada em Sinop-MT. A pesquisa busca abordar as possíveis causas da evasão escolar nessa localidade e como os envolvidos em meio ao processo avaliam a reforma do ensino médio e aumento da carga horária imposta aos estudantes a partir de 2022 e a efetividade das políticas de permanência estudantil adotadas a partir de 2024[CdM1] . (Este período é muito curto) O trabalho se ancora no materialismo histórico-dialético para compreender a relação entre a evasão escolar e a relação educação-capital-trabalho dos estudantes e suas famílias, tendo como fundamentação teórica Mézaros (2005), Saviani (2007) e Antunes (2009).