O FORTALECIMENTO DOS JOVENS QUANTO À ATUAÇÃO POLÍTICA A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO EM GRÊMIOS ESTUDANTIS
Movimento Estudantil. Grêmio Estudantil. Protagonismo Juvenil. Democracia na Escola.
Este projeto de pesquisa tem como tema o fortalecimento dos jovens quanto à atuação política a partir da participação em grêmios estudantis. A partir da vivência escolar, surgiu a necessidade de analisar a participação dos estudantes nos processos democráticos e entender como o grêmio estudantil fortalece a atuação política da juventude. O objetivo deste projeto é analisar a história das formas de organizações dos movimentos estudantis com foco na participação ativa ou não dos estudantes no grêmio estudantil da Escola Estadual Arlete Maria Cappellari. Trataremos de forma panorâmica os conceitos e contextos do processo histórico do movimento estudantil no Brasil desde a fundação da União Nacional dos Estudantes – UNE, em plena ditadura do Estado Novo em 1937 até os dias atuais. O estudo utilizará na escrita uma ampla revisão bibliográfica com teorias sociológicas e as leituras sobre os movimentos estudantis para fundamentar nossa pesquisa sobre a influência desses movimentos na formação cidadã. Posteriormente será aplicado um questionário para obtenção de mais elementos que nos auxilie na produção do material pedagógico, que se consolidará sendo o jornal impresso. A corrente que sustenta essa pesquisa é do materialismo histórico-dialético, pois é nessa perspectiva da luta que reconhecemos as transformações na sociedade. Adotaremos autores marxistas como o próprio Karl Marx (1980), Juarez Dayrell (2014) e Demerval Saviani (1999). Esperamos que o estudo e as referências elencadas contribuíam para outras pesquisas, materializando a relação da luta com os movimentos estudantis que promovem transformações.