A sociologia no ensino médio: o que pensam os estudantes das escolas públicas de Sinop, Mato Grosso?
Sociologia. Ensino Médio. Percepção Discente.
ECCO. Andréia Maria Neri Ecco. A sociologia no ensino médio: o que pensam os estudantes das escolas públicas de Sinop, Mato Grosso? 2025. 39 f. Projeto de Qualificação (Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, 2025.
O presente projeto de pesquisa tem como tema o ensino de Sociologia no ensino médio e objetiva investigar a percepção dos estudantes sobre essa disciplina nas escolas públicas estaduais do município de Sinop/MT. O objetivo principal é compreender como os alunos avaliam a relevância da Sociologia em sua formação acadêmica e pessoal, através de observações das práticas de ensino adotadas pelos discentes desta disciplina. Neste contexto, partimos da problemática: Qual é a percepção dos estudantes de ensino médio de Sinop/MT sobre a disciplina de Sociologia? A pesquisa justifica-se pela necessidade de aprofundar a compreensão acerca da recepção da Sociologia no ambiente escolar, especialmente frente às recentes mudanças curriculares que podem fragilizar sua presença nas escolas. A metodologia adotada combina a abordagem qualitativa com a realização de um levantamento bibliográfico no formato de Estado da Arte, buscando produções científicas recentes (2021-2025) nas bases Scopus, Web of Science, SciELO e Google Acadêmico, com observação direta não participativa e aplicação de questionário semi estruturado. O estudo também considera o contexto educacional de Sinop/MT e pretende oferecer contribuições para práticas pedagógicas mais significativas, que favoreçam a valorização da disciplina e estimulem o pensamento crítico dos estudantes.