Impactos e possibilidades da formação em serviço de professores de ciências humanas e sociais aplicadas da rede estadual de Mato Grosso.
1. Política de Formação; 2. Práticas de Ensino; 3. Sistema estruturado de Ensino.
Moraes, Francy Laura de. Impactos e possibilidades da formação emserviço de professores de ciências humanas e sociais aplicadas da rede estadual de Mato Grosso. Dissertação (mestrado) Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional-2025.
A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma discussão sobre as políticas de formação de professores da Educação Básica, especialmente aquelas voltadas à formação continuada em serviço dos professores que atuam na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA), na educação básica do estado de Mato Grosso. Nesse estudo, busca-se analisar o processo formativo dos professores por meio do Sistema Estruturado de Ensino de forma presencial e pela plataforma do Sistema. Em termos de metodologia optamos por uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, utilizando uma revisão de literatura sobre o tema, análise documental e um estudo empírico a partir de uma amostra de professores que participaram das formações no município de Sinop -MT em 2025, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semi -estruturada. Com os resultados, buscamos analisar quais os impactos e possibilidades na formação dos professores de CHSA. Todos os dados e análises desta pesquisa serão apresentados em formato de dissertação como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre no Programa de Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional (Profsócio).